Na hora de contratar ou manter um seguro de vida é fácil cair em alguns erros que podem acabar por se converter em problemas a longo prazo. Hoje analisamos os mais comuns para que não caia neles na hora de contratar o seu seguro de vida.
Erro 1: Adiar a sua contratação
Todos vemos o futuro como algo muito longínquo e a última coisa que queremos é pensar em que algo nos pode acontecer. No entanto, o custo dos Seguros de Vida aumenta à medida que a nossa idade aumenta pelo que, se queremos ter a tranquilidade de que um Seguro de Vida protege os nossos entes queridos se algum dia faltarmos, o melhor é contratá-lo o quanto antes.
Erro 2: Fornecer dados incorretos
Quer seja por erro, por ignorância ou por tentar conseguir um prémio mais baixo, omitir dados de saúde, dados sobre os nossos antecedentes familiares ou transmitir informações erradas de qualquer tipo pode dar azo não apenas em problemas, mas também a desgostos, uma vez que, quando se reclama o seguro, a seguradora pode negar-se a pagar a indemnização aos beneficiários indicando má-fé.
Erro 3: Calcular mal o capital segurado
Calcular o montante que queremos segurar no nosso Seguro de Vida não é tarefa fácil, por isso, às vezes, comete-se o erro de escolher uma cobertura inadequada às nossas necessidades ou às necessidades da nossa família. O capital segurado será a quantidade económica que receberão os nossos beneficiários do seguro de vida se um dia faltarmos, e deve ajudá-los a manter o seu nível de vida, fazer frente aos gastos ou dívidas que deixemos pendentes ou a cumprir com a finalidade que tenha escolhido. Se segurar uma quantidade menor do que aquela que podem necessitar, a indemnização poderá ser insuficiente para cobrir as suas necessidades. Caso contrário, se segura um capital maior, o custo do prémio do seguro pode encarecer, pelo que pagará mais do que realmente é necessário. Se necessita de ajuda para calcular o capital a segurar num Seguro de Vida, nesta publicação explicamos-lhe como podemos fazê-lo a partir da MetLife.
Erro 4: Não entender os detalhes do seguro de vida
Antes de contratar um Seguro de Vida é importante ler atentamente as condições do contrato. Desta forma, compreenderá que coberturas oferece, que condições deve cumprir e que direitos tem em caso de sinistro.
Se não ler atentamente as condições do contrato ou não compreender bem o que está a contratar, é possível que não tenha consciência das limitações de cobertura ou das condições que devem ser cumpridas para que os seus beneficiários recebam a indemnização.
Erro 5: Esquecer-nos de informar a nossa família
Um erro muito comum é contratar um Seguro de Vida e não informar o facto aos nossos familiares. Para evitar problemas, aconselha-se a que informe a sua família, aos nossos representantes legais ou aos beneficiários da existência do seguro e da companhia seguradora com a qual o temos contratador, além disso, deve indicar onde temos guardada a documentação do Seguro de Vida. Desta forma, os nossos familiares não terão de colocar em andamento um processo de investigação para saber se existe o seguro e com quem companhia, evitando-lhes problemas e complicações desnecessárias em momentos complicados.
Erro 6: Não rever o seguro da vida periodicamente
À medida que passa o tempo, as nossas circunstâncias podem mudar. Por isso, assim que tiver contratado o seu Seguro de Vida, certifique-se de que o revê periodicamente para se certificar de que tanto a cobertura, quanto os beneficiários ou quanto os dados de contacto estão corretos ou, caso contrário, deve atualizar a apólice.
Para garantir que a compensação chega às pessoas adequadas, reveja e atualize, caso seja necessário, a cada determinado período, os beneficiários, a morada e qualquer outra informação relevante do seu Seguro de Vida.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal