Seguros de Vida e Acidentes

Que documentação deve apresentar para poder solicitar a indemnização de um seguro de vida?

2 min
Jan 27, 2023

Quando é o beneficiário de um seguro de vida, deve fornecer à companhia de seguros a documentação necessária para comprovar o falecimento da pessoa segura do seguro e solicitar a indemnização correspondente.

Nesta publicação falamos-lhe de como proceder para solicitar um seguro de vida, mas hoje queremos explicar-lhe que tipo de documentação deve fornecer para o processo de sinistro devido a falecimento se este tiver ocorrido por causas naturais ou devido a um acidente.

Documentação que deve apresentar para solicitar uma indemnização de seguro de vida quando o falecimento tiver ocorrido por doença ou causas naturais:

Quando a pessoa segura do seguro de vida falece devido a causas naturais ou por doença, o beneficiário deverá apresentar à seguradora a seguinte documentação:

  • Certidão de óbito, obtida no Registo Civil.
  • Fotocópia do Documento de Identificação em vigor do beneficiário (ou dos beneficiários se houver mais do que um).
  • Documentação dos beneficiários:Se o beneficiário for o cônjuge, dever-se-á fornecer a certidão de casamento e, caso os beneficiários sejam os filhos, deverão apresentar a habilitação de herdeiros.
    • Se o beneficiário for um herdeiro legal: Deverá apresentar uma certidão de últimas vontades e/ou testamento (se tiver assinado um após a contratação do seguro) ou, dependendo do caso, a acta notarial ou auto judicial da habilitação de herdeiro.
  • Relatório médico onde se indique a causa do falecimento, a data de diagnóstico da doença em causa e a evolução da mesma.
  • Autoliquidação total ou parcial do Imposto Sucessório ou liquidação administrativa parcial na qual se inclua o montante do seguro de vida.
  • Fotocópia de documento bancário ou certidão do banco que indique o número de conta onde o(s) beneficiário(s) quer(em) receber a indemnização.

Documentação que deve apresentar para solicitar a indemnização do seguro de vida quando o falecimento tiver ocorrido devido a um acidente:

Quando o falecimento tiver ocorrido devido a um acidente, a documentação que deve apresentar à seguradora é a mesma, mas deve ser adicionada documentação que comprova o sucedido.

Para tal, ao invés do relatório médico, os beneficiários deverão apresentar o testemunho das diligências judiciais e policiais que detalhem o sucedido, juntamente com a autópsia ou o relatório toxicológico.

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal