Seguros de Vida e Acidentes

Termos que precisa de entender antes de contratar o seu seguro de vida

3 min
Jun 28, 2022

Nós sabemos. A linguagem dos seguros nem sempre é simples e, antes de contratar um seguro de vida, pode ter dúvidas sobre o significado real dos termos utilizados nos contratos e a que se referem.

Para o ajudar a compreender perfeitamente todos os detalhes dos contratos de um seguro de vida, deixamos-lhe o significado de alguns dos termos mais relevantes:

Termos que se referem a quem é quem nos seguros de vida

Nos seguros de vida, encontrará três termos que se referem às pessoas envolvidas nos seguros. São eles o tomador do seguro, que é a pessoa que subscreve a apólice, o segurado, que é a pessoa que está coberta pelo seguro e o beneficiário, que é a pessoa ou as pessoas que terão direito a receber a indemnização se o segurado falecer.

Nos seguros de vida, o tomador da apólice e o segurado geralmente coincidem, embora seja possível uma pessoa contratar o seguro para um terceiro (por exemplo, um pai que queira contratar um seguro de vida para o seu filho). 

Termos básicos dos seguros aplicados aos seguros de vida

No mundo dos seguros, existem termos utilizados em todos os seguros, incluindo os seguros de vida, que se referem aos conceitos básicos das apólices de seguro.

O mais importante é o sinistro, que é o termo utilizado pelas seguradoras para definir o evento cuja ocorrência pode acionar as garantias do contrato de seguro.. Em caso de sinistro, a seguradora indemnizará o beneficiário do seguro de acordo com as condições incluídas no contrato. Por exemplo, no caso dos seguros de vida, um sinistro ocorre quando a pessoa segurada pelo seguro morre ou, nos casos em que o seguro de vida inclui a cobertura de invalidez absoluta e permanente - tal como explicamos neste post - se o segurado tiver sofrido um acidente ou uma doença grave que o incapacita.

Por outro lado, nos seguros de vida, encontrará termos relacionados com as condições do seguro, que podem ser as condições gerais, que incluem as cláusulas comuns a todos os contratos, as condições particulares, que incluem as cláusulas que são acrescentadas às condições gerais para o adaptar às necessidades específicas do segurado e as condições especiais que completam ou especificam as condições gerais.

Cada cláusula indicará a extensão da proteção oferecida pelo seguro de vida (em que situações o seguro o cobre, em que exceções não estará coberto, etc.).

Termos económicos utilizados nos seguros de vida

Nos seguros de vida, existem vários termos que se referem tanto ao custo do seguro como ao montante de dinheiro que será recebido caso ocorra um sinistro coberto pelo seguro.

Em primeiro lugar, há o prémio do seguro, que é o preço do seguro de vida, que deverá ser pago por quem o contratar (Tomador) e que pode ser pago anualmente ou se forma fracionada (mensal, trimestral).

Depois, temos o capital seguro, que é o montante estabelecido como montante máximo que a seguradora é obrigada a pagar em caso de sinistro e a indemnização que é o montante pago pela seguradora ao beneficiário do seguro em caso de sinistro.

Termos relacionados com a duração dos seguros de vida

Por último, encontrará termos relacionados com o tempo. Entre eles, está a duração ou validade do contrato, que não necessita de explicação, ou o período de carência, que é o tempo durante o qual as garantias do contrato não estão em vigor (por exemplo, se contratar um seguro de vida com um período de carência de um mês, isto significa que o seu contrato de seguro estará ativo no final desse mês, de modo que, se algo lhe acontecer antes do final desse período, não estará coberto pelo seguro).