Seguros de Vida e Acidentes

Como calcular o capital a segurar num seguro de vida?

2 min
Oct 13, 2022

Na hora de contratar um seguro de vida o conceito que mais dúvidas gera é o capital a segurar.

O que é o capital segurado no seguro de vida?

O capital segurado num seguro de vida será o montante que os nossos beneficiários receberão no caso de falecermos.

Existe um capital mínimo a segurar no seguro de vida?

Em geral, não existe um capital mínimo para segurar, ainda que existam empresas que possam estabelecer esses limites nas suas condições.

Posso escolher o capital que queira para o meu seguro de vida?

Sim. Ainda que existam quantidades máximas de capital a segurar, cada pessoa que contrata um seguro de vida pode escolher livremente qual quer que seja esta quantidade. É necessário ter em conta que, quanto mais capital assegurarmos, maior será a quantidade que os nossos beneficiários receberão no dia em que nós faltarmos. No entanto, devemos ter também em conta que quanto maior for o capital que segurarmos, maior é o prémio que devemos pagar pelo nosso seguro de vida.

Em que me devo fixar para calcular o capital a segurar num seguro de vida?

Existem muitas fórmulas para calcular o capital que queremos ou que queríamos segurar num seguro de vida. Quando, por exemplo, a finalidade do seguro de vida é que a nossa família possa seguir em frente sem os rendimentos que nós fornecemos habitualmente, deveremos ter em conta os nossos rendimentos que nós fornecemos mensal ou anualmente como, por exemplo, os gastos habituais aos quais a nossa família tem de fazer frente (quer seja o pagamento do arrendamento, prestações de crédito estudos dos nossos filhos, etc.).

No entanto, em todos os casos em que contratarmos um seguro de vida com outro objetivo (por exemplo, se quisermos garantir a estabilidade de uma pessoa dependente que não se pode valer sozinha) teremos de ter em conta outros fatores.

Uma forma de calcular qual deve ser o capital segurado do nosso seguro de vida é multiplicar por cinco o nosso salário líquido anual e adicionar o montante das dívidas pendentes. No entanto, esta fórmula que se utiliza muito no setor segurador, nem sempre se ajusta às necessidades que possamos ter.

Por isso é importante que conte com ajuda na hora de calcular o capital a segurar no seu seguro de vida. Desta forma, evitará que o capital da indemnização que recebam os seus beneficiários seja curto ou que tenha de assumir o pagamento de um prémio muito alto ao contratar um capital excessivo no seu seguro de vida.

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal