Saúde e bem-estar

Países desenvolvidos: maior esperança de vida e riscos acrescidos

2 min
Aug 14, 2020

Os europeus são claramente afortunados no que diz respeito à esperança de vida. Os progressos da Medicina, em matéria de higiene e de saúde, as melhorias na alimentação e nas condições laborais e um contexto psicossocial adequado são alguns dos fatores que contribuem para que os habitantes do velho continente vivam cada vez mais anos.

De facto, Espanha é um dos países que mais se destaca neste aspeto em todo o mundo, ficando apenas atrás do Japão. A esperança de vida em Espanha é superior aos 83,5 anos (86,3 para as mulheres e 80,7 para os homens). Portugal vem ligeiramente atrás no ranking, mas também se encontra bem posicionado, com 81,5 anos (84,5 no caso das mulheres e 78,3 no dos homens)

Não obstante, o nosso estilo de vida cada vez mais sedentário, os abusos alimentares sob a forma de gorduras e açúcares e outras circunstâncias ligadas ao estilo de vida nos países desenvolvidos também jogam contra nós, fomentando doenças e patologias que se foram consolidando como as principais causas de morte na Europa.

As principais causas de mortalidade na Europa

As principais causas de mortalidade na Europa são as cardiopatias, isto é, as doenças do foro cardíaco. Seguem-se as doenças e os acidentes cerebrovasculares e, a seguir, o cancro (sobretudo tumores da traqueia, brônquios e pulmões). As doenças respiratórias crónicas surgem no quarto lugar da lista e, para concluir as cinco principais causas de morte, temos os acidentes.

Em concreto, em Espanha e em Portugal, a ordem das principais causas é semelhante: doenças cardiovasculares em primeiro lugar e cancro em segundo. Em ambos os países se destaca em particular a repercussão das denominadas «doenças ENT», que englobam, precisamente as patologias cardiovasculares, os tumores malignos, as doenças respiratórias crónicas e a diabetes. Estas doenças ENT são a causa de 86% das mortes em Portugal e de 91% das mortes em Espanha.

Além das predisposições genéticas, os fatores de risco destas doenças são bastante conhecidos:

  • consumo nocivo de álcool
  • falta de exercício físico
  • excesso de sal nos alimentos
  • tabaco
  • tensão arterial alta
  • diabetes
  • obesidade
  • fatores externos, como a poluição atmosférica exterior e interior 

Por isso, é fundamental que sejamos previdentes, precavidos e que controlemos ao máximo o nosso estilo de vida, reduzindo tanto quanto possível os elementos de risco para nos afastarmos do perigo destas patologias. Implementar no nosso dia-a-dia hábitos saudáveis no que respeita à atividade física, à alimentação e ao estilo de vida em geral não só nos fará sentir melhor em termos gerais como poderá, literalmente, contribuir para nos salvar a vida.

 

Fontes:

https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=File:Causes_of_death_%E2%80%94_standardised_death_rate,_EU-28,_2016_(per_100_000_inhabitants)_HLTH19-ES.png

https://www.who.int/nmh/countries/esp_es.pdf?ua=1

https://www.who.int/nmh/countries/prt_es.pdf?ua=1