Saúde e bem-estar

5 hábitos de pessoas que se preocupam com a saúde

2 min
Feb 25, 2019

As pessoas não levam vidas saudáveis puramente por acaso, ou porque são assim por natureza. Geralmente, as pessoas saudáveis desenvolvem hábitos que mantêm constantemente e que lhes permitem viver a vida de um modo mais saudável porque se preocupam com a sua saúde e o seu bem-estar.

Cada vez mais as pessoas preocupam-se com a sua saúde, mas com tanta informação, às vezes, já não sabemos bem o que fazer, ou como fazê-lo, e acabamos por desistirmos de adotar bons hábitos. Neste artigo vamos contar-lhe os melhores hábitos das pessoas que se preocupam com a saúde, e que podem ajudá-lo (e muito) a fazer o mesmo por si.

Dicas para desenvolver hábitos e ter uma vida mais saudável

Em primeiro lugar, devemos ter em conta aquilo que comemos. Toda a gente tem uma ideia generalizada de quais são os alimentos saudáveis e quais é que são prejudiciais para a saúde. O importante é procurar ter uma dieta saudável e variada, composta por frutas, vegetais, cereais, etc. Por outro lado, devemos diminuir o consumo de comida processada, já que, para além dos açucares adicionados, na maioria dos casos contêm substâncias aditivas.

Devemos, ainda, aprender a ouvir o nosso corpo. Para manter uma alimentação equilibrada é importante perceber aquilo que o seu corpo precisa. Terá fome? Terá sede? Ou apenas stress? O importante é aprender a controlar os nossos impulsos quando se trata de comer, tanto na quantidade, quanto na qualidade dos alimentos. Por isso, é bom que conheçamos os nossos limites e saibamos o quanto precisamos de comer, quando devemos comer e que quantidade de açúcares (e outras substâncias) devemos consumir para não exceder o limite recomendável.

Por outro lado, outro tema ao qual devemos ter atenção para cuidar da nossa saúde, é a gestão do stress. A maior parte das pessoas que se preocupam com a sua saúde, têm uma vida mais calma, não porque são menos ocupados, mas porque se preocupam em gerir o stress do dia a dia. Para gerir o stress do seu dia a dia, recomendamos que faça alguns exercícios, por exemplo, meditando alguns minutos por dia, ou simplesmente dando um passeio para espairecer. Depois de ter tratado os hábitos relacionados com a alimentação, impulsividade e stress, é a vez do desporto. Para desenvolver este hábito e para manter uma rotina de desporto precisa de conseguir ser consistente.