Estudo: Portugueses querem ser compensados pela fidelidade às seguradoras

Sep 08, 2022

ESTUDO: PORTUGUESES VALORIZAM RECOMPENSAS POR ANTIGUIDADE NOS CONTRATOS DE SEGUROS

• Inquiridos confiam nas seguradoras e consideram que oferecem preços mais competitivos que os bancos. Mediadores de seguros lideram na conveniência.

Os portugueses querem ser compensados pela fidelidade às seguradoras. Esta é uma das conclusões de um inquérito realizado para a MetLife, empresa líder em Seguros de Vida e de Acidentes Pessoais, divulgado hoje. Ao todo, 79% dos inquiridos valoriza uma recompensa por antiguidade. O volume torna-se ainda mais revelante na faixa etária entre os 45 e os 54 anos, com uma representação de 87%.

O estudo analisou as preferências dos portugueses no que se refere aos seguros de Vida e de Acidentes Pessoais e aos serviços oferecidos pelas empresas do sector. A maioria dos inquiridos possui cada um dos seguros há mais de quatro anos. No caso dos Seguros de Vida, 65% da amostra já tem contrato por um período superior a quatro anos. No que concerne aos Seguros de Acidentes Pessoais o valor geral desce para os 58%.

O estudo concluiu que um preço competitivo é o aspeto mais valorizado (70%) aquando da mudança de seguradora. Essa questão é valorizada por 74% dos homens inquiridos e por 66% das mulheres. A faixa etária que dá mais valor ao preço é a mais jovem, dos 25 aos 34 anos, com 75% das respostas.

Por outro lado, 55% dos inquiridos refere que estaria disposto a pagar mais pela cobertura de doenças graves num seguro da vida. Além disso metade da amostra refere que estaria disposta a pagar mais pela cobertura de desemprego num seguro de vida.

Seguradoras oferecem melhores preços. Mediadores são mais convenientes

De acordo com os dados recolhidos, a seguradora é a entidade que transmite maior confiança para comprar um seguro (49%), seguindo-se o mediador/corretor (39%). Dos que preferem a compra do seguro através do mediador/corretor, 28% consideram a relação pessoal como a principal vantagem.

Quando inquiridos acerca da entidade onde os seguros são mais baratos, 1/3 considera que o melhor é ir diretamente à seguradora. Da amostra, 26% escolhe o mediador/corretor para obter um seguro mais barato. A principal razão apontada por quem prefere a intermediação prende-se com o acesso a uma comparação das várias seguradoras.

Não obstante, 40% dos inquiridos consideram a aquisição de um seguro através de um mediador de seguros a forma mais conveniente, sendo que 39% optam pelo balcão físico da seguradora.

De referir que a MetLife tem feito um investimento muito significativo na digitalização e na formação contínua da rede comercial, que conta atualmente com cerca de 1500 agentes, exclusivos e independentes.

Cerca de metade da amostra inquirida informa-se sobre seguros através do mediador. Segundo o estudo, os websites das seguradoras são uma fonte de informação especialmente utilizada pelos homens (53%) enquanto, por outro lado, as mulheres destacam-se significativamente mais que os homens por se informarem junto de familiares e amigos (41%).

O contacto presencial é ainda o mais valorizado para contactar com a seguradora (26%). No entanto, os inquiridos mais jovens (20 a 24 anos) privilegiam os contactos através das apps das seguradoras.
_____________

Nota:

O estudo quantitativo foi efetuado através da aplicação de um questionário online junto do painel Netsonda, que abrangeu 400 indivíduos, de uma amostra representativa da população portuguesa, dos 20 aos 64 anos.