MetLife não vai subir os prémios de Seguros de Acidentes Pessoais

Feb 09, 2023

METLIFE NÃO VAI SUBIR OS PRÉMIOS DE SEGUROS DE ACIDENTES PESSOAIS DURANTE PELO MENOS CINCO ANOS

• A inflação, a subida dos juros e a incerteza que rodeia o ambiente geopolítico, entre outros riscos, estão a ter impacto nas decisões de aquisição de seguros, revela um estudo da MetLife.

Com o objetivo de apoiar os seus clientes num contexto de incerteza, em que a inflação e as taxas de juro continuam a subir, a MetLife assumiu o compromisso de manter os prémios da maioria dos seus seguros de acidentes pessoais durante, pelo menos, os primeiros cinco anos após a contratação. "Quando contratamos um seguro não estamos apenas a proteger a estabilidade financeira, estamos também a mitigar a incerteza e insegurança emocional que advém de estarmos desprotegidos", afirma Oscar Herencia, diretor geral da MetLife na Ibéria e vice-presidente para o Sul da Europa.

Um seguro de acidentes pessoais oferece cobertura de danos corporais que a pessoa segurada possa sofrer como consequência de um acidente que ocorra tanto na vida privada como no desenvolvimento da sua atividade profissional.

Esta decisão diferenciadora da MetLife contrasta com a situação geral do sector segurador, onde é esperada em 2023 uma revisão em alta dos prémios de seguros para refletir o impacto da aceleração da inflação.

Mas este não é o único grande desafio em 2023. De acordo com um inquérito da MetLife, -2022 Pension Risk Transfer Poll-, existem outras considerações que podem potencialmente afetar a decisão de avançar com um seguro. Entre estas preocupações figuram o ambiente geopolítico (96%), a volatilidade do mercado (94%), o aumento das taxas de juro (91%), a fase de transição COVID-19 entre pandemia e endemia (91%) e a inflação (86%).

A medida de manter os preços das apólices tanto para os novos clientes como para os clientes da carteira da MetLife, responde às preocupações diretas destes clientes, face às previsões do Banco de Portugal de um abrandamento do crescimento da economia portuguesa em 2023 (+1,5%), num contexto de incerteza global, erosão do poder de compra, aperto das condições financeiras e enfraquecimento da procura externa.

A MetLife compreendeu ao longo dos seus mais de 150 anos de experiência que os clientes requerem flexibilidade ao subscreverem seguros de vida e acidentes pessoais, e que o produto deve ser adaptado às suas prioridades e necessidades. "Com a pandemia aprendemos que somos vulneráveis e que temos de estar protegidos. Essa lição serve também para o momento atual, embora o tipo de vulnerabilidade seja diferente. O nosso papel é ajudar os nossos clientes a enfrentar a situação económica atual e a forma mais simples é garantir que pagarão o mesmo preço durante os próximos cinco anos, a partir da data em que fecham o seu contrato", conclui Oscar Herencia.