Os pequenos percalços ou os acidentes mais graves podem fazer com que terminamos por passar tempo no hospital. E nesses momentos, quando deveríamos concentrar-nos apenas na nossa recuperação, surgem problemas derivados. Poderei manter o nível de vida da minha família apenas com o que recebo da baixa?; Como poderá a minha família continuar o seu dia a dia sem a minha ajuda? Quem será encarregue de levar e buscar as crianças à escola?
Ainda que não pensemos nisso, é habitual que um acidente nos apareça de surpresa perturbando tanto o nosso dia a dia, como a nossa situação laboral ou financeira. No entanto, para conseguir colmatar estas situações da melhor forma possível, existem os Seguros de Hospitalização por acidente, uma ferramenta de proteção que pode ser muito útil para resolver esses problemas derivados e oferecer-nos a tranquilidade de que necessitamos para nos centrarmos apenas na nossa saúde.
Que acidentes são os mais comuns?
De acordo com as estatísticas, estes são os tipos de acidentes mais comuns:
Acidentes de trânsito:
Os acidentes mais habituais são os que ocorrem ao volante. De acordo com dados da ANSR, apenas no primeiro trimestre de 2023, registaram-se em Portugal 7909 acidentes de trânsito com vítimas*. E, ainda que sejam as pessoas mais cautelosas na estrada, não podemos ter o controlo do que fazem os outros condutores.
Acidentes domésticos:
As escadas, a cozinha ou qualquer recanto da nossa própria casa também se podem converter no cenário de um acidente. Tanto que, de acordo com os últimos dados analisados pelo INE, causou um total de 233.616 vítimas em 2020. Uma queda, uma intoxicação, uma eletrocussão ao manipular o sistema elétrico da nossa casa... Sem que nos demos conta, os acidentes domésticos também podem surpreender-nos a qualquer momento.
Acidentes ocorridos ao ar livre ou em situações de lazer:
O terceiro lugar é para os acidentes de lazer, com um total de 193.300 vítimas no último ano analisado pelo INE (2020). Nestes casos, uma fratura ou lesão muscular pode deixar-nos incapacitados temporariamente.
Acidentes de trabalho:
Em Portugal existe também uma alta taxa de acidentes de trabalho. Em 2019, com 2.848 acidentes de trabalho por cada 100.000 residentes, tivemos inclusivamente a taxa mais alta da Europa de reclamações laborais que envolvem pessoas em idade laboral.
Nestes casos, como um Seguros de Hospitalização o(a) pode ajudar devido a acidente?
Seja qualquer for o tipo de acidente que possa sofrer, um Seguros de Hospitalização por acidente pode proporcionar-lhe a proteção necessária para que possa enfrentar essa situação inesperada da melhor forma.
A principal vantagem destes seguros é que lhe permitem receber uma indemnização por cada dia que esteja hospitalizado(a). Desta forma, tanto você como a sua família poderão contar com um dinheiro extra, tanto para compensar a perda de rendimentos (e completar, assim, a baixa), como parte pode fazer frente a outros gastos que possam surgir como, por exemplo, contar com uma pessoa de ajuda na sua casa enquanto não se pode ocupar das rotinas domésticas, cobrir algum gasto extra relacionado com a sua recuperação (como, por exemplo, um fisioterapeuta ou alguma obra de adaptação que tenha de fazer na sua casa se tiver que se mover em cadeira de rodas quando regressar), ou pagar um autocarro escolar para cobrir o trajeto dos seus filhos até à escola enquanto estiver hospitalizado(a).
Além de lhe oferecer um apoio financeiro extra enquanto se recupera do seu acidente, alguns seguros como, por exemplo, o Seguro de Hospitalização por acidente + Serviço dentário da MetLife incluem serviços adicionais como, por exemplo, o acesso a uma ampla rede de serviços dentárias com descontos especiais.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal