Quanto custa um seguro de acidentes? Fatores que influenciam o preço

Seguros de Vida e Acidentes

Quanto custa um seguro de acidentes? Fatores que influenciam o preço

3 min

Para o ajudar a entender melhor quanto poderá pagar por um seguro de acidentes consoante o seu perfil, dizemos-lhe que fatores são analisados pelas seguradoras e como podem influenciar o preço de um seguro de acidentes.

Fatores que influenciam o preço de um seguro de acidentes

1. O capital segurado

O montante que escolher segurar (ou seja, o capital que você ou os seus beneficiários receberão caso sofra um acidente) influencia diretamente o preço. Quanto maior for a cobertura contratada, maior será o prémio mensal.

2. As coberturas adicionais

Alguns seguros permitem adicionar coberturas complementares (como Invalidez Total e Permanente, reembolso de despesas médicas ou serviços de assistência). Estas melhorias podem aumentar um pouco o custo, mas também aumentam consideravelmente a sua proteção, oferecendo-lhe serviços e garantias que lhe podem ser muito úteis, não só caso sofra um acidente, mas também no seu dia-a-dia. É importante que analise cuidadosamente as coberturas oferecidas pelo seguro e escolha as que lhe derem mais tranquilidade ou valor.

3. Os seus hobbies e o seu estilo de vida

Para lhe dar um preço para o seu seguro de acidentes, as seguradoras podem fazer-lhe algumas perguntas relacionadas com os seus passatempos ou o seu dia-a-dia.

Se pratica desportos de risco nos seus tempos livres (como alpinismo, escalada, motociclismo ou desportos náuticos radicais), é provável que o preço do seguro de acidentes aumente, pois a possibilidade de sofrer um acidente é maior do que se não praticasse esses desportos.

Outro fator que pode ter influência em alguns casos é o quanto usa o carro. Se, por exemplo, levar o carro para o trabalho todos os dias, algumas empresas podem considerar este facto como um sinal de que é mais propenso a acidentes e oferecer-lhe um prémio mais elevado do que a uma pessoa que vai a pé para o trabalho.

4. A sua profissão

No que diz respeito à exposição a acidentes, trabalhar num escritório não é o mesmo que trabalhar em altura ou operar máquinas pesadas. Por conseguinte, em certos casos, as profissões de risco (como a construção, os transportes ou a manutenção industrial) podem implicar um preço mais elevado para o seguro de acidentes.

5. A companhia que escolher

Cada seguradora tem os seus preços e taxas para determinar o custo do seguro.

 

Em todo o caso, não se esqueça de que os seguros de acidentes costumam ser um produto bastante acessível, especialmente quando comparado com as vantagens que oferece.

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.