Os acidentes são imprevisíveis e podem acontecer em qualquer altura, seja em casa, no trabalho ou nos nossos tempos livres. Embora não possamos evitar que aconteçam, podemos proteger-nos para que o seu impacto económico não desestabilize as nossas vidas, subscrevendo um bom seguro de acidentes pessoais.
No entanto, escolher o melhor seguro de acidentes para nós nem sempre é uma tarefa fácil. Entre os vários tipos de seguros de acidentes disponíveis, as coberturas oferecidas, as exclusões e as letras pequenas, é fácil sentir-se assoberbado. Por conseguinte, é essencial ler atentamente as condições, compreender o que o seguro cobre efetivamente e certificar-se de que se adapta às suas necessidades e ao seu estilo de vida.
Para o ajudar, eis alguns passos que pode dar para garantir que a decisão que toma é a correta:
1. Avalie as suas necessidades e riscos
Antes de subscrever um seguro de acidentes, pense no seu estilo de vida e nas atividades que realiza diariamente. Questione-se se o seu trabalho ou as atividades ou desportos que pratica apresentam um certo nível de risco de acidente ou qual o impacto económico que poderia ter para a sua família se não pudesse trabalhar devido a um acidente. A resposta a estas perguntas ajudá-lo-á a identificar o tipo de cobertura que melhor se adequa a si.
2. Informe-se sobre as coberturas básicas
Um bom seguro de acidentes pessoais deve incluir coberturas essenciais como morte acidental, para garantir apoio financeiro à sua família em caso de acidente mortal, invalidez temporária ou permanente, para o cobrir financeiramente se um acidente o impedir de regressar ao trabalho, ou indemnização por hospitalização, para o ajudar a manter a sua estabilidade financeira enquanto estiver hospitalizado.
Considere quais destas coberturas são mais importantes para si e certifique-se de que estão incluídas na apólice.
3. Estude e escolha as coberturas adicionais
Além das coberturas básicas, muitas seguradoras oferecem coberturas e serviços adicionais que podem ser muito úteis, como o reembolso das despesas médicas, para evitar incorrer em despesas imprevistas, ou a cobertura de convalescença em casa, que lhe oferece uma indemnização diária adicional após a sua hospitalização.
Verifique todas as coberturas e personalize o seu seguro com as que melhor se adaptarem às suas necessidades.
4. Reveja os limites de cobertura e as exclusões
Antes de subscrever um seguro de acidentes, é fundamental conhecer os limites da indemnização e as situações que não estão cobertas pela apólice. É habitual que alguns seguros de acidentes incluam exclusões, tais como acidentes resultantes de atividades radicais ou lesões autoinfligidas. Certifique-se de que lê as letras pequenas e compreende o que está a contratar antes de assinar.
5. Analise a forma como a seguradora gere os sinistros
Em caso de emergência, a última coisa de que precisa é ter de lidar com papelada complicada ou com uma seguradora que não responde adequadamente.
Escolha uma seguradora que ofereça processos de participação simples e rápidos, que lhe ofereça aconselhamento em qualquer altura e que tenha um bom atendimento ao cliente.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.