Consideram-se Millenials todas as pessoas nascidas entre 1981 e 1996, pelo que atualmente têm entre 26 e 41 anos. É uma geração que se sente jovem e confiante e que prioriza todos os aspetos como, por exemplo, a poupança, o pagamento do crédito à habitação ou do carro antes de parar para pensar em contratar um seguro de vida.
Muitas pessoas desta geração consideram que, ao serem ainda jovens, não ter ainda família, ou não ter grandes necessidades financeiras, os seguros de vida não são necessários para si.
E tende-se a pensar que os seguros de vida são úteis para pessoas idosas, ou pessoas com filhos ou familiares a seu cargo. No entanto, não há nada mais afastado da realidade. Existem muitas razões para que os jovens contratem um seguro de vida, quer tenham filhos, quer não tenham.
Porque é que os Millennials deveriam contratar agora um seguro de vida?
Para proteger os seus entes queridos:
Os seguros de vida não estão pensados apenas para proteger os filhos. Quando uma pessoa falece, tenha a idade que tiver, pode deixar para trás dívidas ou pagamentos pendentes que os seus familiares próximos ou o seu cônjuge terão de assumir.
Os seguros de vida fornecem, nestes casos, à sua família ou aos seus entes queridos, uma indemnização que os ajudará a fazer frente a este tipo de gastos ou dívidas, evitando-lhes possíveis problemas.
Para manter a sua independência aconteça o que acontecer:
Pensou no que poderia acontecer se sofresse um acidente ou uma doença que impedisse o desenvolvimento do seu trabalho de vida? Lamentavelmente, isto pode acontecer tenha a idade que tiver.
Se isto acontecer, os seus rendimentos seriam reduzidos à cobrança de uma pequena pensão. Por outro lado, é possível que tivesse de fazer frente a novos gastos para adaptar a sua vida a esta incapacidade como, por exemplo, contratar os serviços de um profissional para que o(a) ajude em termos de fisioterapia, assistência, cuidados, ou a adaptar a sua casa às suas novas necessidades. Por último, pese embora a sua incapacidade continuará a ter pela frente os pagamentos que tinha pendentes nesse momento como, por exemplo, o crédito à habitação, um crédito, um pagamento que estivesse a realizar a prestações, etc.
Contratando um seguro de vida com a cobertura de incapacidade absoluta e permanente, quando isto ocorrer receberia uma indemnização que lhe permitiria manter a sua estabilidade económica e fazer frente a todos estes novos gastos evitando, assim, que pressuponham um peso para os seus familiares.
Porque custa muito menos do que pensa:
Não acreditamos que os seguros de vida são muito caros e que não podemos tê-los, mas sabia que apenas a partir de 5€ por mês pode ter um seguro de vida? Pense em tudo o que provavelmente paga mensalmente e o montante que pressupõe: plataformas digitais para ver séries ou filmes, para ouvir música em anúncios, o que gastamos em jantares com amigos...e, por muito menos, podemos contar com a tranquilidade de estar apoiados caso necessitemos.
Para proteger o seu cônjuge:
Pode acontecer que ainda não tenha filhos, mas é possível que tenha um(a) parceiro(a) com o(a) qual conviva e com o(a) qual partilhe gastos. Nesse caso, pense uma coisa, poderia o(a) seu(sua) parceiro(a) manter o seu nível de vida se você faltar?
Contratando um seguro de vida no qual o beneficiário fosse o(a) seu(sua) companheiro(a), caso aconteça algo consigo, o(a) seu(sua) companheiro(a) receberia uma indemnização que ajudaria a adaptar-se à nova situação sem ter de mudar o seu estilo de vida e poderia continuar a fazer face aos gastos e pagamentos que tivessem em comum.
Porque nunca está pronto para pensar no futuro ou no que possa acontecer:
Ainda que não gostemos de pensar nisso, ninguém está fora de risco e a morte é algo que nos pode surpreender a qualquer momento, pelo que não é necessário esperar para ficarmos mais velhos para assegurar a nossa tranquilidade ou a dos nossos entes queridos.
Porque existem vantagens ao contratar um seguro de vida se for jovem:
As companhias de seguros pensam como você, ou seja, quanto mais velho, maior o risco de ocorrer um sinistro. Por isso, os seguros de vida são mais baratos para as pessoas jovens.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida
MetLife Europe d.a.c. -Sucursal em Portugal