Como deixar um legado sustentável e solidário

Seguros de Vida e Acidentes

Como deixar um legado sustentável e solidário

3 min
Mar 20, 2025

Já pensou no que gostaria que fosse o vosso contributo para o mundo? Quando pensamos em deixar a nossa herança, costumamos associar este pensamento a deixar bens materiais ou financeiros aos nossos entes queridos. No entanto, todos podemos fazer também com que o nosso legado, ou parte dele, sirva para deixar uma marca positiva e dar um maior significado à nossa passagem pelo mundo.

Deixar um legado sustentável significa contribuir para o bem-estar do planeta e das gerações futuras, apoiando iniciativas ecológicas ou de impacto social. Por outro lado, deixar um legado solidário é destinar parte do nosso património a organizações ou causas que trabalham para um mundo mais justo.  

Isto pode assumir a forma de ações que vão desde o apoio à reflorestação e à conservação dos ecossistemas, ao financiamento de projetos educativos ou de saúde, ou à colaboração com ONG que lutam por causas com as quais nos identificamos, tais como a erradicação do cancro infantil, a defesa dos direitos humanos ou a melhoria da vida de determinadas minorias.

Como é que os Seguros de Vida o podem ajudar a deixar um impacto positivo no mundo

Uma forma simples de fazer com que o nosso legado nos ajude a deixar o nosso grãozinho de areia no mundo é através de um Seguro de Vida, uma ferramenta que não só serve para proteger financeiramente os nossos entes queridos e os ajuda a seguir em frente se um dia lhes faltarmos, como também pode ser uma forma fácil e económica de contribuir para as causas que nos são caras.

Porém, algumas pessoas pensam que, se decidirem destinar o capital do seu seguro de vida a uma causa sustentável ou solidária, deixarão os seus familiares e entes queridos sem a indemnização. Mas isto é totalmente falso.

Quando contrata um seguro de vida, pode nomear tantos beneficiários quantos quiser e designar que parte da indemnização quer atribuir a cada um. Isto significa que não tem de escolher entre proteger os seus entes queridos ou apoiar uma causa, mas pode dividir o capital segurado entre as pessoas de quem gosta e as instituições de caridade que quer ajudar, dando um maior significado ao seu legado.

Tudo o que tem de fazer é decidir que ONG, fundação ou projeto pretende ajudar e definir a percentagem da indemnização que pretende dar.

Do mesmo modo, tem também a possibilidade de designar um único beneficiário, quer seja um dos seus familiares ou uma instituição de solidariedade social ou uma organização sem fins lucrativos. A decisão é sua.

Porque, para além dos bens materiais, o maior presente que podemos deixar é um mundo melhor para quem virá depois de nós.

 

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal