Segurança

Feliz Natal sem acidentes

1 min
Dec 10, 2020

Estas festas de Natal serão um pouco diferentes: com a mobilidade e os encontros restringidos devido à COVID-19, talvez os encontros familiares e de lazer não sejam tão frequentes nem tão numerosos como costumam ser. Mas nunca é demais tomar algumas precauções para evitar sustos que nos amarguem as celebrações. Não é em vão que este é um dos períodos do ano em que ocorre o maior número de acidentes domésticos.

Em tertúlia e na cozinha

As refeições fartas e prolongadas são uma tradição de Natal. Por isso, não é estranho que durante a preparação das mesmas, na cozinha, haja muitas pessoas a entrar e a sair, a conversar e a rirem-se, a preparar pratos, e que se verifiquem mais acidentes do que em qualquer outra época do ano. Escorregadelas, queimaduras, cortes… deve prestar-se uma atenção particular aos fogões ou às placas de vitrocerâmica, ao forno, às frigideiras, sertãs, facas e restantes elementos cortantes. É o momento ideal para as crianças se encostarem e tentarem pegar no que não devem.

Decoração, sim, mas segura

E o que acontece, como já vos tínhamos advertido em alguns artigos anteriores, é que as crianças têm tendência a sofrer acidentes domésticos; o período natalício não é exceção.

É preciso ter cuidado com os detalhes de decoração, como as figuras do presépio: devem ser de um tamanho maior do que a boca das crianças e não desmontáveis. Também se deve ter cuidado, se existirem velas. Estas devem ser colocadas em candelabros seguros e fora do alcance dos mais pequenos. Ou melhor, até deverão ser substituídas por velas do tipo LED.

No que diz respeito aos enfeites da árvore de Natal e à própria árvore, devem estar bem fixos e não devem ser pesados nem cortantes. Evite elementos decorativos que pareçam guloseimas e que não o sejam.

Uma nota: cuidado com a flor-do-natal (Poinsétia), que é tóxica; deve ser colocada fora do alcance das crianças mais pequenas.

Mas, não são só as crianças que têm de ter cuidado: por vezes, a montagem da decoração de Natal em diversos lugares da casa pode constituir um desporto de alto risco. As quedas são um dos acidentes de Natal mais frequentes, quando se tenta chegar a uma superfície em altura para instalar elementos decorativos.

Luzes sem acidentes

Outros dos enfeites natalícios que não costumam faltar são as grinaldas de luzes. Tem de se ter algum cuidado com a sua utilização logo no momento em que as compra. As luzes devem ser homologadas, de boa qualidade, para evitar curto-circuitos e, de preferência, do tipo LED, para assegurar uma instalação segura. Cautela com os produtos a preços duvidosamente reduzidos.

Além disso, as luzes devem ser inspecionadas anualmente. Quando as instalar, é recomendável que as afaste de móveis ou de cortinas. E evite sobrecarregar as tomadas. É essencial, além disso, que as desligue antes de se ir deitar, assim como quando sai de casa.

Foguetes e petardos

Os fogos-de-artifício e os petardos podem ser divertidos, mas é sempre necessário tomar precauções na utilização dos mesmos:

  • As crianças não devem mexer em artigos pirotécnicos sem a supervisão de um adulto.
  • Não acenda foguetes nem petardos em espaços fechados. É recomendável que o faça com eles pousados no chão e de costas voltadas para o vento, com uma mecha e sem o segurar nas mãos.
  • Não utilize petardos perto de pessoas, nem dentro de recipientes. E se algum não rebentar, não tente reacendê-lo.