Segurança

Alguns conselhos para umas férias seguras no seu automóvel

2 min
Jun 28, 2021

Com a implantação das vacinas contra a COVID-19 e a diminuição de contágios, a reabertura dos confinamentos e, por acréscimo, o calor, voltam às nossas vidas as “escapadinhas” para desligarmos e as tão ansiadas férias.

Um exemplo: o Relatório da Temporada do Observatorio Nacional del Turismo Emisor, ObservaTUR, revela que 6 em cada 10 espanhóis têm intenção de partir de férias durante os meses quentes. O mesmo estudo indica que mais de 75% planeiam visitar destinos nacionais e 8 em cada 10 recorrerão para o efeito a meios de transporte privados.

Mudanças nas preferências

E acontece que, na sequência da pandemia, muitas das nossas preferências mudaram, também no que diz respeito às viagens. Assim, as deslocações de automóvel durante o verão passado aumentaram mais de 20%. As razões desta evolução parecem residir não apenas na insegurança sanitária, mas também na insegurança económica. Por isso, não é de estranhar que, em 2020, cerca de 90% dos viajantes se tenha deslocado exclusivamente por destinos nacionais, por oposição aos 74% que viajaram pelo próprio país no ano anterior

A todas estas mudanças de preferências no momento de se deslocarem, deve acrescentar-se a procura por estadias em espaços abertos, no meio da natureza, com ar puro e de uma forma sustentável, mas sem renunciar à privacidade.

Viajar de automóvel em segurança

Também não estamos dispostos a renunciar à nossa segurança e à dos nossos familiares. Por isso, apresentamos-lhe alguns conselhos para lhe garantir uma viagem confortável e sem riscos:

1. Cumpras as normas e as orientações partilhadas a cada momento pelas autoridades competentes e pela Direcção-Geral de Saúde também no que respeita ao tema das deslocações.

Caso não seja desaconselhado pelas entidades supra referidas, atente ainda nos seguintes conselhos:

2. Planeie bem o trajeto que vai percorrer e informe-se das medidas de combate à COVID do seu local de destino.

3. Se vai viajar com crianças, envolva-os nos preparativos: respeitarão mais a regras, o que lhes proporcionará segurança.

4. Mande fazer uma revisão ao automóvel com antecedência e desinfete as zonas nas quais se toca mais do automóvel.

5. Verifique a documentação: do automóvel e dos ocupantes. Esperamos que não, mas se acontecer algum imprevisto, tem de ter tudo atualizado e à mão.

6. Sem dúvida: não viaje, se esteve em contacto com pessoas infetadas com COVID-19 ou se julga ter sintomas da doença.

7. Cumpra as regras de distanciamento social durante a viagem e no seu destino.

8. Utilize a máscara no automóvel, se for necessário, no caso de os ocupantes não residirem na mesma habitação.

9. O cinto de segurança e os sistemas de retenção de crianças para os mais pequenos, não podem faltar.

10. Vista roupa confortável e calçado adequado durante a condução e a viagem.

11. Faça uma pausa a cada duas horas ou, pelo menos, a cada 200 quilómetros e sempre que sinta sonolência ou cansaço. E, antes de retomar a viagem, desinfete as mãos.

12. A máscara e a lavagem das mãos continuam a ser imprescindíveis, também durante as férias.

13. Leia as medidas de segurança do alojamento.

14. Se fizer um teste que apresente um resultado positivo durante a sua estadia, avise todas as pessoas com quem esteve em contacto.