Saúde e bem-estar

Porque é que é tão importante hidratar-se?

2 min
Jul 03, 2019

Férias, tempo livre, dias de desconexão... De certeza que todas estas coisas deliciosas lhe vêm à mente quando ouve a palavra Verão. Mas... e o calor? Não se esqueça do outro lado da moeda, isto é, dos riscos das altas temperaturas, tão presentes nesta estação do ano.

Em Portugal é frequente que o termómetro supere os 35 °C de temperatura em Junho, Julho e Agosto, algo que aumenta a probabilidade de insolações por falta de hidratação.

Ainda que muitas vezes não nos apercebamos, o nosso corpo perde água e desidrata-se. Não é simplesmente uma questão de sede. Aproximadamente um 60% do nosso corpo é composto de água, imprescindível para o bom funcionamento do organismo e funções como a regulação térmica ou a assimilação de nutrientes.

Quem pode sofrer uma insolação?

Todos nos sujeitamos a sofrer uma insolação e devemos tê-lo sempre presente para nos prevenirmos.

Existem uma série de fatores a ter em conta que nos condicionam a quantidade de água que deveríamos tomar. Fatores como a idade, o sexo, a atividade física que fazemos habitualmente, as altas temperaturas e a humidade do sítio onde estivermos, e até a taxa de suor de cada um.

Devido ao calor, é possível que necessidade diária de hidratação do nosso organismo venha a ser entre duas e seis vezes maior.

O que posso fazer para manter-me hidratado?

Ainda que pareça evidente, é fácil esquecê-lo ou perder o hábito. Aqui tem algumas formas de prevenir a desidratação:

  • Beba sem esperar pela sede. O ideal seria beber entre 2 litros e 2 litros e meio de água por dia.

  • Troque as refeições abundantes por pratos frescos e vegetais. Tente beber dois copos de água durante as refeições principais.

  • Se praticar desporto ou realizar tarefas fisicamente exigentes, ou mesmo apenas dar um passeio, organize-se bem para não o fazer durante as horas de maior calor.

  • Leve sempre consigo uma garrafa de água. Assim obrigar-se-á a beber com maior frequência.

  • Refresque-se de vez em quando: lave a cara e as mãos, molhe a nuca ou tome banho com água fria, use roupa leve e fresca e procure sempre a sombra.

Apesar da prevenção, por vezes acontecem imprevistos. Por isso, se começar a notar sintomas como dor de cabeça ou enjoos, não hesite em contactar com um médico que lhe aconselhará o melhor possível.

E agora que já conhece a importância de beber água, especialmente nestes dias de calor, tem a certeza que está bem hidratado?