Saúde e bem-estar

Manter-se ativo ajuda a prevenir a demência

2 min
Oct 02, 2019

Sabia que, de acordo com os dados da OMS, cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem algum processo de deficiência cognitiva? Além disso, todos os anos até 10 milhões de pessoas começam a ter novos sintomas que poderiam ser categorizados como doença de Alzheimer1.

Embora as causas da doença de Alzheimer sejam ainda desconhecidas, podemos reduzir o risco de a sofrer ou retardar o seu aparecimento se formos capazes de detetar os primeiros sintomas a tempo e, sobretudo, se mantivermos o nosso cérebro ativo.

Conselhos gerais para manter o nosso cérebro ativo

  • Criar rotinas. A organização é muito importante. Portanto, não se esqueça de estabelecer uma ordem de horários, na qual as tarefas diárias são realizadas, pois ajuda a reforçar a memória.

  • Exercício físico moderado. Não é preciso fazer exercícios muito intensos. Apenas com caminhar mais de 30 minutos por dia, terá benefícios como a oxigenação do cérebro e o rejuvenescimento das células.

  • Todos os dias uma leitura. Para manter o cérebro ativo, é essencial ler regularmente. Vários estudos têm demonstrado que as leituras estimulam a reserva cognitiva do cérebro e a plasticidade celular neuronal. Portanto, devem realizar-se frequentemente.

  • Durma e descanse bem. O descanso é necessário para enfrentar os dias com uma boa atitude e de forma positiva, e para ajudar o cérebro a não se sobrecarregar. É por isso que as pessoas que não dormem o suficiente por falta de tempo ou por distúrbios do sono têm um risco maior de demência

Adotar uma dieta saudável reduze o défice cognitivo

Seguir uma dieta saudável como a dieta mediterrânica também contribui para reduzir o défice cognitivo. É por isso que lhe recomendamos:

  • Aumentar o consumo de frutas e legumes. Vários estudos mostraram que as pessoas que comem frutas e vegetais, alimentos ricos em polifenóis (antioxidantes) diariamente, podem reduzir o risco de padecer doença de Alzheimer em até 76%.

  • Ingestão de vitamina B6. Os frutos secos, as leguminosas ou os cereais são alimentos ricos nesta vitamina e, por conseguinte, essenciais para reduzir o défice cognitivo, pelo que devem ser incorporados regularmente na dieta.

  • Aumentar os níveis de vitamina K. Comer peixe, espinafre, carne, ovos, brócolos, acelgas, couves de Bruxelas..., que são alimentos ricos em vitamina K, cuja presença no organismo, a níveis adequados, parece proteger da doença. 

As relações sociais e afetivas estimulam a mente

  • Manter-se socialmente ativo. Encontrar-se com amigos, sair com eles, fazer atividades juntos. Qualquer coisa que envolva fazer coisas que o estimulem, que aprecie, será sempre positiva. Lembre-se que o isolamento é muito prejudicial para o cuidado da memória.

  • Atividades de lazer. Atividades em grupo, como jogos de tabuleiro ou cartas, excursões em grupo, são um ponto adicional para manter o cérebro em boas condições.

  • Sorria mais. O riso tem efeitos benéficos porque, em geral, uma pessoa que ri mais é mais positiva, sofre menos stresse e tudo isto ajuda a criar novas ligações neurais, que ajudam a prevenir a doença de Alzheimer

Em suma, trata-se de tentar levar uma vida ativa, feliz e saudável. Exercite-se, descanse bem, participe de atividades estimulantes, evite o tabaco e o álcool, coma bem sem excesso e tenha uma atitude positiva perante a vida sempre que possível.

 

1 https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/312180/9789241550543-eng.pdf?ua=1