Saúde e bem-estar

Dicas para saber como lidar com a depressão sazonal

3 min
Aug 10, 2018

Várias pessoas sentem uma mudança no seu sentido de humor durante os meses de inverno.

Este estado de espírito pode ser uma leve inconveniência para alguns, mas para outros é um verdadeiro problema. Leva mesmo a que se excluam de situações sociais e a ter uma sensação de fadiga e até depressão. Tudo isto são sintomas de uma condição chamada Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).

Milhões de pessoas sofrem deste transtorno, especialmente aquelas que vivem em partes do mundo com longos e frios invernos. Entre 1% e 2% da população mundial é afectada por este problema, que pode ser genético e que afecta mais mulheres que homens  bem como mais jovens que adultos de meia-idade ou idosos.

A boa notícia é que é tratável. 

Luz natural, alimentos ricos em nutrientes e suplementos de vitamina D como terapia.

A luz natural é a melhor solução. Sair durante o dia e caminhar é uma óptima maneira de aproveitar a luz para melhorar o estado de espírito e manter-se ativo, mesmo durante os dias de inverno.

A serotonina, um neurotransmissor, é encontrada em menores quantidades em pessoas que sofrem de transtorno afetivo sazonal. Um artigo no The FASEB Journal[1] explica como os ácidos gordos do omega-3 e a vitamina D impulsionam a síntese e a acção da serotonina, melhorando assim o funcionamento do cérebro. Tente comer peixe e marisco, que têm grandes quantidades de ácidos gordos de omega-3. A linhaça também é uma excelente fonte de omega-3.

Um estudo no Journal of Nutrition[2] descobriu que a vitamina D também é um tratamento eficaz para a TAS. A vitamina D é produzida pelo corpo quando os raios ultravioletas B são absorvidos pela pele. Quando recebemos menos luz solar, a quantidade de exposição UVB também diminui, levando a uma queda nos níveis desta vitamina.

Este transtorno é identificado em quase todas as partes do mundo, mesmo nas mais solarengas. Quando as temperaturas descem, a letargia aumenta, e é fundamental manter-se activo para contrariar isso.

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pode ser uma solução a longo prazo. 

A Dra. Kelly Rohan, professora de psicologia na Universidade de Vermont, observa no seu estudo[3] que a Terapia Cognitiva Comportamental apresenta resultados muito interessantes no tratamento da TAS. Esta terapia envolve trabalhar com um terapeuta para criar mudanças cognitivas – relacionadas com o pensamento – e comportamentais na sua vida diária.

Considere também a prática de pensamentos positivos.

  • Experimente pintar ou ler poesia.
  • Ouça música e cante.
  • Leve o seu cão a passear.
  • Cozinhe uma nova receita.
  • Faça uma visita surpresa a um ente querido.
  • Seja gentil com alguém todos os dias.

O exercício pode ajudar a manter afastada a depressão.

A atividade física durante o dia vai ajudar a melhorar o seu humor e promover a sensação de bem-estar. Encontre uma maneira de manter-se ativo mesmo nos dias frios de inverno. Comece por dedicar 30 minutos do seu dia para fazer algum exercício. Estes são alguns exemplos que pode facilmente fazer:

  • Caminhe por 30 minutos durante a sua hora de almoço.
  • Brinque com os seus filhos (se possível no exterior).
  • Faça suas tarefas domésticas – limpar a casa, aspirar, lavar e passar a roupa.
  • Faça natação se tiver acesso a uma piscina interior.

Se for pró-ativo, não terá que esperar que o inverno passe para começar a sentir-se melhor.

 

[1] Rhonda P. Patrick, Bruce N. Ames. “Vitamin D and the omega-3 fatty acids control serotonin synthesis and action, part 2: relevance for ADHD, bipolar disorder, schizophrenia, and impulsive behavior”, The FASEB Journal, 2015.

[2] Gloth FM 3rd1, Alam W, Hollis B. “Vitamin D vs broad spectrum phototherapy in the treatment of seasonal affective disorder”, 1999.

[3] Kelly J. Rohan, Jonah Meyerhoff, Sheau-Yan Ho, Maggie Evans, Teodor T. Postolache, Pamela M. Vacek. “Outcomes One and Two Winters Following Cognitive-Behavioral Therapy or Light Therapy for Seasonal Affective Disorder”, 2015.