Saúde e bem-estar

É perigoso branquear os dentes?

2 min
May 22, 2019

Alguns dos nossos hábitos, como beber café, fumar e até mesmo alguns alimentos que comemos todos os dias prejudicam os nossos dentes ao provocar um desgaste. Isto leva a que os nossos dentes percam a sua cor branca e se tornem amarelados com o passar do tempo.

Ter os dentes amarelos faz-nos sentir desconfortáveis e leva-nos a procurar soluções. O branqueamento dentário é uma prática cada vez mais comum nestes casos e muitas pessoas procuram fazer um tratamento destes para voltar a ter os dentes brancos.

No entanto, existem muitos mitos e ignorância em torno deste tipo de tratamentos. Se está a pensar em branquear os dentes, estas são algumas das perguntas que deveria conseguir responder: o tratamento que vou fazer é seguro? Existem efeitos secundários? É eficaz? É duradouro?

Acima de tudo, lembre-se que primeiro de tudo vem a saúde, depois a estética. A obsessão com tratamentos de branqueamento de dentes é conhecida como brancorexia. Pode parecer estranho, mas várias pessoas sofrem desta obsessão. Influenciadas por uma sociedade que está excessivamente preocupada com a estética, para muitas pessoas, não ter os dentes totalmente brancos, leva à perda de confiança e de autoestima.

Recomendações para fazer um branqueamento dentário seguro

Se está a pensar em fazer um tratamento para branquear os dentes, deixamos-lhe algumas recomendações para que o possa fazer com segurança.

Informe-se com o seu dentista antes de fazer o branqueamento dentário:

Não há ninguém melhor do que o seu dentista para lhe explicar os vários tipos de tratamento que existem e aconselhá-lo. Um dentista poderá avaliar se, realmente, é necessário submeter-se ao tratamento e aconselhá-lo sobre qual deles é mais adequado para si.

Investigue as várias opções para fazer o branqueamento dentário:

Fazer o branqueamento em casa ou numa clínica? Um branqueamento dental pode ser feito de várias formas. Uma vez que o seu dentista o tiver aconselhado, compare os preços, duração e eficácia de cada tratamento para escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

Em suma, branquear os dentes não é perigoso desde que o faça num local de confiança e tenha expectativas reais sobre os resultados que poderá alcançar com o tratamento. Lembre-se que o importante é proteger o seu sorriso.