Como é sua relação com o dinheiro?
Como descreveria a sua relação com o dinheiro? Tem bons hábitos financeiros? Se calhar nunca parou para pensar neste assunto.
As nossas ideias sobre o dinheiro são influenciadas pelas nossas experiências, o nosso ambiente e a nossa educação financeira. Podemos achar que gerimos o nosso dinheiro da melhor forma possível mas, provavelmente, temos alguns maus hábitos financeiros que afetam a nossa capacidade de poupar.
Muita gente tem dificuldade tanto em gerir como em poupar o seu dinheiro, vivemos a um ritmo apressado e gastamos o nosso dinheiro de forma apressada. Estas são algumas reflexões para perceber se está a usar o seu dinheiro de forma consciente:
Incomoda-lhe falar de dinheiro?
Se não se sente confortável quando surge uma conversa sobre o dinheiro, ou se tem medo cada vez que entra na sua conta bancária, é sinal de que não se sente à vontade com o dinheiro. Tente encarar este tema com mais naturalidade e responsabilize-se pela forme como gere o seu dinheiro.
Não tem uma noção dos seus gastos?
Improvisa o que fazer com o seu dinheiro de acordo com as necessidades do momento. Sente que chega sempre ao fim do mês sem perceber onde é que gastou todo o dinheiro? A única coisa que precisa para resolver este problema é organização. Se fizer uma gestão do seu dinheiro ao princípio de cada mês, terá uma visão muito mais esclarecedora sobre aquilo que pode gastar ao longo do mês.
Usa o seu dinheiro para fazer e comprar coisas que gosta?
Que uma pessoa tenha dificuldades em gerir o seu dinheiro não quer dizer que o esteja a aproveitar. Muitas vezes gastamos o dinheiro em coisas que nem damos valor, e se tivéssemos mais consciência desses gastos, poderíamos poupar esse dinheiro para gastá-lo em coisas que nos fariam mais felizes.
Queixa-se todos os meses do mesmo problema, mas não faz nada para o resolver
Queixar-se constantemente de que não tem dinheiro para nada leva a que se sinta triste e desmotivado. Se se queixa constantemente desse problema, mas nunca fez nada para o resolver, está na hora de agir!
Analise os seus gastos e pense no que quer alcançar e como vai organizar-se para o fazer.