Poupança

Como posso ensinar aos meus filhos o valor do dinheiro?

2 min
Apr 30, 2019

Falar de como gerir e poupar dinheiro com crianças pode ser uma tarefa difícil. A chave é fazê-lo de uma forma divertida através de jogos e metáforas. Se os seus filhos adotarem algumas noções financeiras desde pequenos, aprenderão a ser responsáveis e organizados quando forem adultos.

Como isto não é um tópico que aprendam na escola, temos que consciencializar os mais pequenos sobre a importância de valorizar o que têm e o que custa ganhá-lo. Para muitos pais falar de dinheiro com os seus filhos é um problema, mas não deveria ser assim.

Apesar da idade influenciar muito na forma como vai conseguir ensinar aos seus filhos a lidar com o dinheiro, é aconselhável ensiná-los, desde novos, a gerirem as suas despesas e a sentirem-se parte da economia familiar.

Dicas de educaçao financeira para crianças:

Para que os seus filhos desenvolvam uma relação saudável com o dinheiro ao longo dos anos, hoje damos-lhe 5 conselhos que lhes pode ensinar.

1. Dar a conhecer o valor do dinheiro.

Explique-lhes de onde vem o dinheiro e quanto custa ganhá-lo. Eles devem perceber que o dinheiro não é infinito e que devem usá-lo com responsabilidade. A partir dos 5 anos pode começar a falar destes temas, explicando-lhes de forma muito simplificada a importância do trabalho e de cumprir as nossas obrigações para alcançar os nossos sonhos.

2. Incutir-lhes o sentido da responsabilidade.

A única forma de uma criança aprender a valorizar o dinheiro é percebendo o quanto custa ganhá-lo. Por volta dos 9 anos, pode começar a estabelecer uma mesada, por mais pequena que seja, tendo os seus filhos que desempenhar alguma tarefa doméstica para a ganhar.

3. Ensinar a poupar.

Crie regras divertidas ou jogos que lhes permitam poupar algum dinheiro: por exemplo, podem ganhar pontos extras por tarefas bem feitas. No entanto, não os habitue às recompensas pois elas devem ser algo excecional que os motive a continuar a portarem-se bem.

4. Mostre organização nos seus gastos.

Ajude-os a organizar e a dividir as suas despesas. Eles têm que aprender que não podem ter tudo: se gastarem dinheiro num capricho, não terão para outros.

5. Dar o exemplo em casa

Dê o exemplo. As crianças aprendem por aquilo que vêm e, não tanto, pelo que ouvem, os seus atos são a melhor forma de os ensinar a poupar e a gerirem o dinheiro.