MetLife promove a educação financeira nas escolas

May 23, 2017

METLIFE PROMOVE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS EM PARCERIA COM A JUNIOR ACHIEVEMENT PORTUGAL

• Voluntários da MetLife explicam aos jovens portugueses como gerir o risco e assegurar a sua proteção financeira
  • Jovens estão entre os grupos etários com maior défice de literacia financeira em Portugal¹

Voluntários da MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal, empresa que faz parte do Grupo MetLife, grupo que é líder mundial em seguros de Vida e Acidentes Pessoais, estão presentes em três escolas de Lisboa, para explicar a cerca de uma centena de jovens estudantes como podem gerir os riscos inerentes à sua vida e que instrumentos estão à sua disposição para a sua proteção financeira, numa sessão interativa denominada“Correr o risco”. Esta iniciativa integra o programa de responsabilidade corporativa da MetLife e resulta de uma parceria com a Junior Achievement Portugal, para apoiar a promoção da educação financeira nas escolas portuguesas.

Os voluntários da MetLife ajudam os jovens a identificar com os materiais da Junior Achievement Portugal, formas de mitigar riscos financeiros e perceber o custo de oportunidade e os benefícios de ter um seguro. Os estudantes vão descodificar as terminologias mais comuns associadas aos seguros, perceber as razões que levam a existir diferenças entre os prémios de seguro para diferentes pessoas, de acordo com as diferentes apólices, para no final compreenderem como é que as circunstâncias específicas de cada família influenciam as decisões sobre seguros.

Segundo o Inquérito à Literacia Financeira dos Portugueses, cerca de 64% dos jovens inquiridos com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos de idade não possui qualquer tipo de seguro, enquanto na faixa etária dos 18 aos 24 anos, 39% assumiram não ter um seguro1.

Em termos de conhecimentos financeiros, as respostas revelam algumas lacunas, tanto em questões gerais de numeracia financeira, como em conceitos diretamente relacionados com produtos financeiros. Nas questões sobre numeracia, 58,4% acertam no cálculo de juros simples, mas apenas 39,5% reconhecem o efeito dos juros compostos. Nos seguros, 62,7% sabem o que é o prémio de seguro, mas apenas 46,2% dos jovens inquiridos sabe o que é a franquia de um seguro2.

Os jovens fazem parte dos grupos populacionais com maior défice de literacia financeira3. Como tal, os mais jovens são um alvo prioritário da política de responsabilidade corporativa da MetLife. A demonstrar isso mesmo estão os anos de ligação à Junior Achievement Portugal que já considerou, por dois anos consecutivos, a MetLife como “Associado do Ano”.

“A nossa parceria com a Junior Achievement Portugal reflete não só o compromisso e envolvimento dos nossos colaboradores para com a sociedade, mas também a nossa missão para dotar os jovens com as ferramentas necessárias para serem financeiramente independentes no seu futuro”, refere Oscar Herencia, Diretor Geral da MetLife na Iberia.

A nossa parceria com a Junior Achievement Portugal reflete (...) o compromisso e envolvimento dos nossos colaboradores para com a sociedade

1,2,3Banco de Portugal

A MetLife, Inc. (NYSE: MET), através das suas subsidiárias e afiliadas (“MetLife”), é uma das companhias de seguros de vida e serviços financeiros líderes a nível mundial, disponibilizando seguros de vida e seguros de acidentes pessoais, pensões, benefícios para funcionários e gestão de ativos para ajudar os clientes particulares e institucionais a construir um futuro mais seguro. Fundada em 1868, a MetLife opera em mais de 40 mercados a nível global e mantém posições de liderança nos Estados Unidos, Japão, América Latina, Ásia, Europa e Médio Oriente.

Para mais informações, visite www.metlife.pt.

Presente em Portugal desde 1985, a MetLife foi uma das primeiras seguradoras estrangeiras a instalar-se no território nacional, trazendo uma vasta experiência em planos de proteção privados e uma posição consolidada internacionalmente.
Saiba mais em: www.metlife.pt

Sobre a JA Portugal

A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos, criada em Setembro de 2005. É a congénere portuguesa da Junior Achievement, a maior e mais antiga organização mundial educativa ligada à educação para o empreendedorismo para jovens do ensino básico ao universitário, que desenvolvem competências nos alunos de resolução de problemas, criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, organização, cidadania, responsabilidade pessoal, capacidade digital e visão de como funcionam as organizações. Através do princípio de aprender fazendo os alunos que participam nos programas da JA Portugal, erram, repetem, falham de novo e assim, aprendem. Interagem com as comunidades à volta das escolas e colocam as suas ideias em prática.

Saiba mais em: www.japortugal.org