Poupança

A literacia financeira, matéria pendente também para os jovens

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Oct 16, 2020

Todos os anos, através dos meios de comunicação social, temos acesso aos resultados dos testes PISA1, desenvolvidos pela OCDE. Este programa analisa de forma comparativa e internacional o nível de conhecimento e de competências dos nossos estudantes em diversas matérias educacionais. Pois bem, durante o segundo trimestre deste ano, a OCDE divulgou os resultados de testes específicos e voluntários, realizados em 2018, sobre aspetos relacionados com o dinheiro e as finanças (Are students smart about money?).

Nestes testes participaram 117 000 estudantes, em representação do total de 13,5 milhões de estudantes de 15 anos de idade de cerca de vinte nações, entre elas, Espanha e Portugal.

Jovens e finanças

Deste estudo, foram extraídas algumas conclusões interessantes. Assim, cerca de 94% dos estudantes indicaram que a informação que obtêm sobre dinheiro e a sua gestão provém dos respetivos pais. E mais de 8 em cada 10 têm capacidade para interpretar detalhes relevantes de um documento financeiro.

Mais dados: cerca de 54% dos alunos têm uma conta num banco ou numa caixa de poupança; e mais, 45% dos inquiridos dispõem de um cartão de pagamento ou de débito.

Durante os 12 meses prévios ao inquérito, 73% destes jovens afirmaram ter efetuado uma compra online, sozinhos ou na companhia de um familiar. E cerca de 4 em cada 10 indicaram ter efetuado um pagamento através de um telemóvel nos 12 meses anteriores.

Desigualdade por países

Não obstante, as diferenças entre países são substanciais, tal como acontece noutras áreas de ensino, como a leitura, a matemática ou as ciências. Neste caso, os melhores resultados obtidos corresponderam a estudantes da Estónia, Finlândia e das províncias do Canadá, com pontuações de 547, 537 e 532, respetivamente. Portugal obteve uma pontuação global de 505 (sétima posição), enquanto Espanha, por seu lado, obteve 492, o que a coloca no décimo primeiro lugar dos países analisados. De facto, segundo os dados fornecidos pelos estudantes, Espanha encontra-se entre os países com um índice de educação financeira inferior à média em sala de aulas.

Medidas em Portugal

Em Portugal, foi implementada uma estratégia dedicada aos jovens através do «Plano Nacional de Educação Financeira», em 2011. É dirigido a todos os grupos de idades, com um enfoque particular nos estabelecimentos de ensino. O seu objetivo é aumentar a literacia financeira e promover a adoção de condutas economicamente responsáveis. O plano desenvolve-se através do aprofundamento do conhecimento e das capacidades de utilização dos serviços financeiros digitais, bem como da promoção da utilização responsável do crédito.

1 Students and money

https://www.oecd.org/media/oecdorg/satellitesites/pisa/PISA-2018-financial-literacy.pdf