Poupança

5 dicas para controlar as suas compras por impulso

2 min
Mar 14, 2019

Já todos fizemos compras por impulso das quais nos arrependemos. Deixámo-nos levar pela vontade súbita de querer comprar alguma coisa e, sem pensar, de repente, já estamos na caixa a pagar. Mudar o hábito de fazer compras por impulso pode ser difícil, pois pode, até mesmo, ser um vício.

Se for realmente viciado em compras, sempre que compra alguma coisa, o seu corpo liberta dopamina, um químico que o faz sentir feliz. Por isso é tão difícil resistir aos impulsos de comprar alguma coisa mal a vê, porque está constantemente à procura desse sentimento. Se juntamos a isto a facilidade de pagar com cartões de crédito, que atrasam o impacto do pagamento e tornam o momento da compra praticamente "indolor" para a sua carteira, este vício aparentemente inofensivo, pode tornar-se num problema muito sério.

Descubra aqui algumas dicas para se libertar deste vício e parar de fazer compras por impulso:

1. Antes de comprar alguma coisa, faça as seguintes perguntas a si mesmo: “Esta compra vai melhorar a minha vida de alguma maneira importante? Esta compra vai-me fazer sentir melhor? Este produto vai simplificar a minha vida?” Estas são perguntas úteis para ajudá-lo a avaliar o valor de um produto e por que precisa dele ou não.

2. Tome nota do que sente quando quer comprar alguma coisa por impulso. Ter um registo pode ajudá-lo a ter uma maior consciência de quanto este problema o está a afetar e saber quanto dinheiro tem gasto à conta disto. Esta é também uma boa forma para poder identificar os fatores que despertam os seus impulsos.

3. Faça uma lista antes de ir às compras, apenas compre as coisas que realmente precisa. Essa é uma das melhores maneiras de evitar fazer qualquer compra por impulso. Faça um esforço para não sair da sua lista, se se acostumar a fazê-lo, verá que será muito mais fácil controlar os seus impulsos e logo verá como o seu bolso lhe agradece.

4. Não dependa da sua força de vontade para livrar-se deste mau hábito, pois o dinheiro é um recurso finito. Defina algumas regras que acha que o ajudarão a controlar esse vício e siga-as à risca. Um dos limites que pode impor é não fazer compras quando estiver com fome, ou evitar fazer compras quando estiver cansado, triste ou stressado, pois terá mais facilidade em comprar coisas de que não precisa.

5. Defina um limite de tempo para fazer a compra. Quando tiver a sua lista feita, pode calcular mais ou menos quanto tempo levará a comprar tudo. Por exemplo, se sabe que tem de comprar 10 produtos e que o seu supermercado é grande, pode calcular que as suas compras irão demorar cerca de 20 minutos. Quanto mais tempo estiver numa loja, maior a probabilidade de comprar coisas desnecessárias, portanto, definir um limite de tempo é uma boa maneira de se obrigar a comprar, apenas, o que precisa e, também, poupar tempo.