Família

O seu trabalho está a afetar a sua relação com os seus filhos?

2 min
Jan 29, 2019

Se trabalha e tem filhos, é provável que às vezes se sinta culpado por não passar mais tempo com eles. Infelizmente na nossa sociedade, quando uma criança se comporta mal, os pais e, em especial, as mães que trabalham, são julgadas e culpadas de não darem atenção suficiente aos seus filhos. Mas isto será verdade? A boa notícia é que não. De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard em 20151, os filhos de mães empregadas geralmente apresentam melhor desempenho nas suas carreiras do que os filhos de mães que ficam em casa.

Este mesmo estudo diz-nos, ainda, que tanto para as mães quanto para os pais, a saúde emocional das crianças é beneficiada quando os pais acreditam que a família deverá estar em primeiro lugar, independentemente da quantidade de tempo que passam no trabalho.

No que toca à relação entre pais que trabalham e os seus filhos, vários especialistas dizem que o mais importante para o desenvolvimento saudável de uma criança é a qualidade do tempo que passa com os seus pais e não a quantidade. De acordo com um sociólogo do Queens College, em Inglaterra, os pais que passam a maior parte do seu tempo com crianças menores de 6 anos a verem televisão podem ter um efeito negativo sobre eles. Por isso, é melhor passar uma hora por dia a brincar com os seus filhos, a ler-lhes uma história ou, apenas, a conversar com eles, do que passar uma tarde inteira no sofá a ver televisão.

Como passar tempo de qualidade com os seus filhos

Como vê, não precisa de se preocupar tanto com a quantidade de tempo que passa com os seus filhos, mas, sim, com a qualidade. Para ajudá-lo, deixamos-lhe 3 recomendações para poder aproveitar ao máximo o seu tempo com os seus filhos:

1. Desconecte-se do mundo online

Somos constantemente distraídos por chamadas, mensagens, e-mails e todas as outras notificações que nos chegam constantemente e fazem de nós reféns do mundo on-line. Isto prejudica a qualidade do tempo que passamos com os nossos filhos, já que estamos fisicamente com eles, mas não mentalmente. Para evitar estas distrações, imponha algumas regras, como: não estar com os telefones na mesa, ou definir um intervalo de tempo em que não olhe para o telemóvel. Defina um método que se adapte à sua vida pessoal e que permita que esteja 100% presente quando estiver com os seus filhos. Consulte estas dicas para conciliar o trabalho e a vida pessoal.

2. Faça das tarefas e rotinas do dia a dia uma atividade familiar

Seja quando está a fazer o jantar, ou a dar banho aos seus filhos, tente torná-los divertidos e aproveite as rotinas e obrigações diárias para se divertir com eles. Esta é uma maneira de passar tempo de qualidade com os seus filhos e de os ensinar a cuidar da casa e a entender as rotinas diárias.

3. Organize um programa em família para o fim de semana  

Se durante a semana não tiver muito tempo para estar com os seus filhos, não se preocupe, pode sempre aproveitar o fim de semana ao máximo. Organize uma atividade familiar para o fim de semana, seja um passeio no parque, cozinhar em família e fazer uma refeição especial ou, apenas, brincar com os seus filhos. Reserve esse tempo para dedicar 100% da sua energia aos mais pequenos.

 

1 https://hbr.org/2018/11/how-our-careers-affect-our-children