Família

Desfrute das suas férias de verão (animal de estimação incluído)

2 min
Jul 29, 2021

Depois de todos estes meses de confinamento, restrições e precauções, parece que se aproxima o regresso à normalidade. Por isso, embora ainda tenhamos de respeitar determinadas medidas de segurança e de proteção, são muitos os que estão a preparar uma ansiada viagem de verão com aqueles de que mais gostam: família, amigos e é claro, com os animais de estimação.

Mais um membro da família

Por toda a UE existem cerca de 85 milhões de casas que alojam qualquer tipo de animal de estimação. Os gatos são os mais frequentes (77,4 milhões de animais), seguidos dos cães (58,4 milhões) e dos pássaros (37,20 milhões). Em Portugal, estima-se que 54% das casas tenham um animal de estimação, totalizando em 2,6 milhões de animais de companhia registados oficialmente.

A despesa com produtos e serviços para a atenção e cuidado destes animais revela uma tendência crescente, coincidindo com uma maior consciencialização para o bem-estar animal.

Por esse motivo, para garantir a segurança dos animais de estimação e a nossa, no momento de viajar com eles, é necessário respeitar uma série de normas. O ideal é planificar a viagem com antecedência, tendo também em conta as suas necessidades concretas. Assim, deverá ponderar o local de destino, as horas de viagem e o meio de transporte a utilizar.

O melhor destino

Juntamente com o mercado crescente de produtos e serviços para animais de estimação, viveu-se um boom de destinos de férias pet friendly. Nesses locais, os animais de estimação não só são bem-vindos como, em muitos casos, dispõem de instalações específicas. Hotéis, casas de férias para arrendar, parques de campismo, restaurantes, praias… uma pesquisa prévia irá ajudá-lo a escolher a melhor opção de acordo com as suas preferências de férias.

Transporte adequado e seguro

Se viajar de automóvel, é aconselhável adaptar o veículo com redes de separação ou um arnês de fixação de segurança. Isso permitirá garantir a segurança do animal e de todos os passageiros. Aproveite as paragens a cada duas horas para deixar o animal apanhar um pouco de ar e manter-se hidratado. E se a viagem não for muito longa, evite dar-lhe de comer ou dê-lhe uma pequena quantidade de alimentos, para evitar que ele enjoe.

Se a viagem for de comboio, o seu animal de estimação deverá ser transportado dentro de um recipiente apropriado.

Se optar pelo transporte aéreo, as diversas companhias aéreas costumam estipular restrições de peso (em geral, 8 kg, incluindo o recipiente de transporte apropriado). Se ultrapassarem esse peso, terão de ir no porão, numa gaiola de transporte especial. Consulte as condições específicas da companhia aérea na qual irá viajar.

Documentação atualizada

Os seus animais de estimação devem ter um microchip atualizado e as vacinas em dia (a da raiva é imprescindível). Se vai sair de Portugal, além do certificado COVID, não se pode esquecer do Passaporte para Animais Domésticos. Informe-se previamente dos requisitos do país de destino para viajar com animais, uma vez que estes poderão exigir certificados veterinários específicos.