Duas pessoas da mesma idade e estado de saúde podem pagar duas mensalidades diferentes por um seguro de vida, talvez seja o momento de se perguntar porquê.

A resposta é simples, é um conceito básico que nós próprios usamos para outros temas: o risco. Este risco é o que determina que pode contratar um seguro de vida e o seu montante.

 

Fatores de risco para um seguro de vida

Chamam-se assim as características da vida de uma pessoa que podem influenciar ou têm uma relação direta com uma menor longevidade. Os principais fatores para um seguro de vida são:

  • Idade
  • Hábitos
  • Hobbies
  • Tipo de trabalho
  • Estado de saúde

idade é o primeiro elemento que se tem em conta. A idade de contratação pode afetar diretamente o preço do seguro de vida, sendo mais caro quanto menor for a distância até à esperança média de vida do país. Recomenda-se a contratação entre os 30 e 50 anos para conseguir as mensalidades mais acessíveis.

Os hábitos e hobbies são dois conceitos que dependem do estilo de vida. Enquanto um se refere a hábitos alimentares e consumo de álcool, tabaco, etc. Os hobbies são aquelas atividades com as quais se assumem riscos voluntários como realizar desportos de risco.

A profissão é evidentemente outro fator importante, enquanto um trabalho típico de escritório tem pouco risco, um mineiro assume um risco muito maior.

estado da saúde é um aspeto básico para calcular o risco, ao mesmo nível que a idade.

 

O papel da companhia de seguros

Dentro destes riscos, há outras características pessoais que devemos ter em conta para poder tirar o máximo partido do nosso seguro de vida.

Estes seguros contratam-se para garantir a estabilidade familiar após um falecimento ou invalidez permanente. Por isso, é importante que a empresa que garanta esta estabilidade tenha em conta conceitos como: pessoas a seu cargo, os investimentos realizados, as dívidas ou os empréstimos que tenha contraídos, etc.

Contratar um seguro de vida não deve depender só da mensalidade, também se deve ter em conta a finalidade e que tudo fique perfeitamente coberto, por isto, é importante contar com um profissional especialista em seguros de vida que tenha todos estes parâmetros em conta.