A idade é um fator chave na contração de uma hipoteca. Idealmente, quanto mais jovem for, maior será o prazo de reembolso, e quanto mais tarde a contratar, menos tempo terá para reembolsar o empréstimo. Provavelmente, terá muita dificuldade em conseguir pagar a totalidade de uma casa em 30 anos se no início da compra já tiver 70 anos de idade.

Há uma série de características comuns de acordo com a idade que nos dará uma ideia da idade ideal para comprar o seu próximo palácio.

 

Hipotecas para pessoas de 25 a 35 anos de idade

Esta fase está marcada pela falta de poupanças. É difícil encontrar jovens com um nível de poupança que possa cobrir a taxa de entrada ou a parte que não pode financiar com o banco.

Mesmo assim, há bancos que têm um mercado imobiliário para o qual concedem 100% do valor de avaliação. Outros oferecem o montante total, mas com condições menos favoráveis.

Por outro lado, essas idades usualmente permitem-lhe pagar o crédito com um prazo de até 40 anos, o que resulta em pagamentos mais acessíveis.

 

Hipotecas para pessoas de 35 a 45 anos de idade

Esta é a idade ideal, porque por norma nos encontramos com um perfil de trabalhador com contratos estáveis e poupança para a taxa de entrada e despesas. O banco é recetivo a este tipo de clientes e será generoso com os prazos máximos de reembolso tendo em conta, naturalmente, que o último prazo deve ser pago com um máximo de 75-80 anos, dependendo da entidade, e que o pagamento mensal não exceda 35% do rendimento (e assim garantir que pode pagar as prestações sem problemas excessivos).

 

Hipotecas para pessoas com mais de 45 anos de idade

Para as pessoas com mais de 45 anos, que normalmente têm salários fixos e um nível de poupança mais elevado, a duração do contrato não é geralmente um problema.

Além disso, em muitos casos, a hipoteca destina-se a segunda residência para a qual os bancos endurecem as condições de crédito. Normalmente traduz-se em contratos de menor duração e com menos dívida.

No geral, as limitações serão o prazo máximo que a entidade estabelece para que possa efectuar o pagamento da última prestação, que como referido anteriormente é de 75-80 anos.

 

O seguro de vida associado à hipoteca

Na MetLife, temos um Seguro de Vida Completa que pode associar à hipoteca, e que pode contratar até aos 75 anos (sem cobertura de Invalidez Total e Permanente ) ou até aos 67 anos se contratar a cobertura  de Invalidez Total e Permanente. Por isso nunca é tarde demais para ter a tua própria residência.

 

 

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.