Quando falamos em seguros de vida, a maior parte das pessoas não faz ideia de quanto pode custar. Realmente, muitas pessoas acham que o preço de um seguro de vida é muito mais elevado do que realmente é.

Neste artigo, explicamos-lhe os fatores que influenciam o preço (legalmente designado por prémio) de um seguro de vida, para que possa saber como escolher o melhor seguro de vida para si, o produto mais adequado às suas necessidades.

Qual é o preço que me vai custar um seguro de vida?

O preço de um seguro de vida depende de uma série de fatores de risco pessoais. As companhias de seguros de vida analisam os seus fatores de risco pessoais para determinar o preço de sua apólice.

Alguns dos fatores de risco mais comuns que influenciam o preço do seu seguro de vida são:

O preço de um seguro de vida de acordo com… A idade

Para contratar o seguro de vida, quanto mais jovem é, menor é o risco de ter problemas de saúde graves. Isto reduz o risco de a companhia de seguros ter que fazer um pagamento num curto prazo. Provavelmente, quanto mais velho for quando contratar o seguro de vida, mais caro será o prémio.

O preço de um seguro de vida de acordo com… O seu historial de saúde

O seu historial da saúde refere-se aos incidentes relacionados com a sua saúde com os quais já lidou no passado. Por exemplo, se teve que enfrentar uma doença grave, como um problema cardíaco ou um cancro, isso fará parte do seu historial de saúde.

O tempo que passou desde o fim de uma doença terá, em princípio, um papel importante na maneira como a seguradora avaliará o risco e ajustará os seus preços de seguro de vida.

O preço de um seguro de vida de acordo com… Se é fumador ou não

Fumar é usualmente um dos principais fatores que tornam os prémios de seguro de vida mais caros. Isto deve-se ao risco que este comportamento representa para a sua saúde, aumentando a possibilidade de falecer por problemas relacionados com o tabaco.

O preço de um seguro de vida de acordo com… A sua ocupação

O seu trabalho pode desempenhar um papel agravante na determinação do preço do seu seguro de vida, mas, geralmente, isto só acontece se trabalhar num campo que é considerado particularmente perigoso ou extremamente stressante. Algumas das profissões consideradas perigosas que podem afetar o seu prémio incluem o trabalhador da construção civil, o piloto de avião ou o motorista de camião.