De certeza que alguém já falou consigo sobre as virtudes dos tratamentos naturais ou alternativos. Estes tratamentos estão a tornar-se cada vez mais comuns na nossa sociedade.

Em Portugal, alguns tratamentos alternativos já fazem parte do sistema de saúde, mas existem outras terapias ainda por incluir.

Já falamos-lhe de terapias alternativas para ter mais energia e das 10 terapias alternativas que podem ajudar a aliviar muitos sintomas, e hoje falamos-lhe muito mais sobre esses tratamentos.

 

Há muitas terapias alternativas. Como é que me oriento?

O mais importante a ter em conta é que estas terapias alternativas são complementares e não excluem, em nenhuma circunstância, a medicina tradicional. Portanto, é importante ser aconselhado por um profissional qualificado.

Para começar a compreendê-las, podemos diferenciar estas técnicas de acordo com:

  • As que podem ter uma influência direta na saúde. Estas são mais delicadas, porque podem envolver a ingestão de substâncias, como a homeopatia, a fitoterapia ou a medicina tradicional chinesa que já são reconhecidas no nosso país. Há outras, como a aiurveda ou a terapia nutricional, que também devem ser administradas por um profissional.
  • As que visam melhorar o bem-estar ou o conforto do utilizador. As terapias físicas como a osteopatia e a quiroprática são básicas e já as temos incluídas no nosso sistema nacional de saúde. Mas também podemos falar de outras que não estão incluídas no nosso sistema nacional de saúde, como a quiromassagem, a drenagem linfática, a reflexologia, o shiatsu ou o sotai. Em qualquer caso, é necessário estar atento para que seja um profissional a realizar o tratamento.

  

Mas funcionam as terapias alternativas?

Para os céticos, diremos que têm sido procuradas evidências científicas da eficácia da acupuntura, da homeopatia e das terapias físicas, como a osteopatia, a quiroprática, a quiromassagem, a drenagem linfática, a reflexologia, o shiatsu e o sotai.

As evidências são poucas, mas a perceção por parte dos utilizadores é de satisfação.

 

Onde posso ir para consultar sobre terapias alternativas?

Como dissemos anteriormente, é essencial consultar profissionais qualificados e deixá-los aconselhá-lo sobre a terapia que mais lhe convém.

No seguro de hospitalização por acidente ou doença da MetLife Cares Hospital + disponibilizamos o acesso ao serviço associado de terapias alternativas, com o qual terá acesso à rede de medicina tradicional e a centenas de profissionais qualificados em terapias alternativas.

 

 

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida