O regresso das férias e a entrada na rotina escolar significa passar menos tempo com as crianças, mas isso não é motivo para esquecer o controlo da sua higiene oral.

Todos os problemas e doenças que surgem na boca, dentes e gengivas podem afetar o resto do corpo. Também podem ser sintomáticos de outras doenças que tenham passado despercebidas.

 

Escova de dentes e pasta de dentes infantil

Apesar de não se usar uma escova de dentes até lhes sair o primeiro dente, é importante limpar as gengivas com uma gaze molhada. Assim, mantêm-se as gengivas limpas.

Com o primeiro dente deve iniciar-se a utilização da escova. Para as crianças as escovas devem ter:

  • Cabo comprido para facilitar a preensão.
  • Cabeça pequena e arredondada, que se possa ter dentro da boca sem causar ferimentos.
  • Filamentos sintéticos macios para evitar danificar as gengivas.

As escovas são para uso pessoal e devem ser trocadas quando as pontas dos filamentos estiverem gastas ou dobradas. Até aos 2 anos não se deve usar pasta de dentes.

A pasta de dentes que as crianças devem usar é menos fluoretada do que a pasta de dentes para adultos, e uma porção equivalente ao tamanho de uma ervilha é suficiente para uma limpeza eficaz.

 

Lavagem dos dentes das crianças

As crianças devem escovar os dentes três vezes ao dia, quando acordam, após uma refeição e antes de irem para a cama. É muito importante escová-los de antes de dormir, já que as bactérias continuam a atuar enquanto dormem.

A situação ideal é que até que as crianças tenham a capacidade necessária para realizar a limpeza por conta própria (para referência, aos 8 anos de idade), os pais realizem ou auxiliem na limpeza oral diária.

 

O especialista, o dentista pediátrico

Vá ao dentista com os seus filhos quando notar qualquer anormalidade e pelo menos uma vez por ano. Recomenda-se que as crianças visitem o dentista ao voltar das férias, já que se consome muito mais açúcar e a higiene é relaxada durante as férias.

Na MetLife, temos o Seguro de Hospitalização de Acidentes + Serviços Dentários (MetLife Cares Dental Plus), que, além de proteger você e sua família e garantir a tranquilidade de estar sempre coberto, lhe dá acesso a uma ampla rede de serviços associados dentários e vantagens para si e para a sua família, a preços muito competitivos.

 

 

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.