Escolhas saudáveis são escolhas inteligentes.

Disfrutar de bem-estar e de uma vida longa e saudável são coisas que todos queremos – e há várias acções que podemos tomar para aumentar as probabilidades de conseguir tudo isso. Os efeitos benéficos, física e mentalmente, do exercício físico estão provados. Nunca se é demasiado novo, velho, ou fora de forma para começar.

O exercício pode ajudar pessoas em qualquer fase da vida – as vantagens existem independentemente da idade, género ou nível de saúde. Para motivar, listamos algumas destas vantagens: 


Melhoras na saúde:

Aumenta a eficiência do coração e dos pulmões

• Aumenta a força muscular

• Reduz os níveis de colesterol

• Reduz a pressão sanguínea

Reduz o risco de doenças graves como a diabetes ou problemas cardíacos

•  Ajuda a perder peso


Melhoras no bem-estar:

Aumenta a acuidade mental

Aumenta os níveis de energia

• Melhora a qualidade do sono

• Melhora a capacidade de lidar com stress

Reduz tensões


Para melhor a condição física em geral, os especialistas em saúde (incluindo os Cirurgiões Gerais dos Estados Unidos), recomendam um mínimo de 30 minutos de actividade moderadamente intensa em todos ou quase todos os dias da semana.

Exemplos de actividades podem ser caminhada rápida, ciclismo, natação, fazer reparações em casa ou jardinagem. Se não tiver possibilidade de fazer 30 minutos de uma vez, tente períodos mais curtos (no mínimo 10 minutos), que totalizem meia hora diária.

Programas estruturados têm benefícios óbvios, mas a maior parte das pessoas pode atingir um melhor nível de saúde e forma física incorporando simplesmente actividade física no quotidiano. Deixamos-lhe algumas sugestões para melhorar a sua condição física:

 

Use as escadas em vez do elevador

Estacione na parte mais distante do parque de estacionamento e caminhe até ao escritório ou centro comercial

Caso se desloque de autocarro, saia algumas paragens antes e faça o resto do caminho a pé

Levante-se da secretária durante o dia para alongar e activar a circulação

Quando sentir vontade de “petiscar”, dê um passeio rápido.

Aumente o ritmo quando estiver a fazer reparações em casa ou a cortar a relva

Brinque com os seus filhos


Quando estiver pronto para actividades mais vigorosas, estabeleça objectivos e expectativas realistas. O fitness e os estilos de vida saudáveis são processos a longo prazo, portanto comece devagar e vá evoluindo pouco a pouco. À medida que a sua condição física aumenta, pode aumentar o nível de actividade.

Trate bem de si com uma nutrição equilibrada, exercício regular e cuidados de saúde preventivos – verá que os benefícios valem a pena. O passo mais importante é o primeiro – o compromisso com um estilo de vida saudável.

Juntar a boa forma física e a alimentação cuidada na sua rotina diária pode proporcionar uma longa vida com resultados positivos. Por isso, da próxima vez que pensar “não tenho tempo para isso”, pergunte a si próprio “quero ou não sentir-me melhor?”.

 

Consulte o seu médico antes de iniciar programas de exercício, especialmente no caso de ter qualquer problema cardíaco ou caso seja um homem com mais de 40 anos ou uma mulher com mais de 50, com factores de risco como ser fumador, ter pressão alta, colesterol alto, ou obesidade.  

 

Publicado: 10-08-2018