Saúde e bem-estar

Dê o primeiro passo a caminho de um estilo de vida saudável

2 min
Aug 10, 2018

Escolhas saudáveis são escolhas inteligentes

Disfrutar de bem-estar e de uma vida longa e saudável são coisas que todos queremos e há várias acções que podemos tomar para aumentar as probabilidades de conseguir tudo isso. Os efeitos benéficos, física e mentalmente, do exercício físico estão provados. Nunca se é demasiado novo, velho, ou fora de forma para começar.

O exercício pode ajudar pessoas em qualquer fase da vida - as vantagens existem independentemente da idade, género ou nível de saúde - .

Para motivar-lhe a manter uma rotina de desporto, listamos algumas das vantagens do exercício físico

O exercício físico melhora a saúde

• Aumenta a eficiência do coração e dos pulmões

• Aumenta a força muscular

Reduz os níveis de colesterol

Reduz a pressão sanguínea

Reduz o risco de doenças graves como a diabetes ou problemas cardíacos

• Ajuda a perder peso

O exercício físico melhora o bem-estar

• Aumenta a acuidade mental

• Aumenta os níveis de energia

• Melhora a qualidade do sono

• Melhora a capacidade de lidar com stress

Reduz tensões

Para melhor a condição física em geral, os especialistas em saúde (incluindo os Cirurgiões Gerais dos Estados Unidos), recomendam um mínimo de 30 minutos de actividade moderadamente intensa em todos ou quase todos os dias da semana.

Exemplos de actividades podem ser caminhada rápida, ciclismo, natação, fazer reparações em casa ou jardinagem. Se não tiver possibilidade de fazer 30 minutos de uma vez, tente períodos mais curtos (no mínimo 10 minutos), que totalizem meia hora diária.

Programas estruturados têm benefícios óbvios, mas a maior parte das pessoas pode atingir um melhor nível de saúde e forma física incorporando simplesmente actividade física no quotidiano.

Dicas para melhorar a sua condição física:

Deixamos-lhe algumas sugestões para melhorar a sua condição física: 

• Use as escadas em vez do elevador

• Estacione na parte mais distante do parque de estacionamento e caminhe até ao escritório ou centro comercial

• Caso se desloque de autocarro, saia algumas paragens antes e faça o resto do caminho a pé

Levante-se da secretária durante o dia para alongar e activar a circulação

• Quando sentir vontade de “petiscar”, dê um passeio rápido

• Aumente o ritmo quando estiver a fazer reparações em casa ou a cortar a relva

Brinque com os seus filhos e faça exercício em família

Quando estiver pronto para actividades mais vigorosas, estabeleça objectivos e expectativas realistas. O fitness e os estilos de vida saudáveis são processos a longo prazo, portanto comece devagar e vá evoluindo pouco a pouco. À medida que a sua condição física aumenta, pode aumentar o nível de actividade.

Trate bem de si com uma nutrição equilibrada, exercício regular e cuidados de saúde preventivos – verá que os benefícios valem a pena. O passo mais importante é o primeiro: o compromisso com um estilo de vida saudável.
Juntar a boa forma física e a alimentação cuidada na sua rotina diária pode proporcionar uma longa vida com resultados positivos. Por isso, da próxima vez que pensar “não tenho tempo para isso”, pergunte a si próprio “quero ou não sentir-me melhor?”.

Consulte o seu médico antes de iniciar programas de exercício, especialmente no caso de ter qualquer problema cardíaco ou caso seja um homem com mais de 40 anos ou uma mulher com mais de 50, com factores de risco como ser fumador, ter pressão alta, colesterol alto, ou obesidade.