Saúde e bem-estar

Fechar para férias sem perder clientes

2 min
Jul 03, 2019

Com este calor e toda a gente à sua volta a sair da cidade para uns dias de descanso, a si também lhe apetece deixar tudo e desconectar. Já sabe que trabalhar por conta própria implica sacrifício mas também merece parar para recarregar baterias, não acha?

Talvez esteja a matutar nos efeitos negativos que fechar para férias possa causar aos seus negócios. Sem dúvida que, a priori, pode assustar, mas na verdade os resultados podem ser muito positivos para a maioria das empresas: quebrar a rotina, desfrutar de tempo para si e para os seus, pensar em possíveis mudanças empresariais... soa bem, certo?

O que é básico para que tudo corra bem é a organização prévia e a análise do seu negócio dentro do sector ao qual se dedica. Por exemplo, se a sua empresa presta serviços turísticos, o ideal será adiar o descanso para meses de temporada baixa.

Aqui tem alguns conselhos para lhe facilitar as decisões!

  • Decida e anuncie-o com tempo

Seja quando o visitem na loja ou através dos seus canais de comunicação (redes sociais, email o até com um cartaz na própria montra), avise os seus clientes antecipadamente. Assim, eles também podem planear a sua vida e não vir em vão à sua empresa, algo que lhes poderia gerar uma sensação negativa de ter perdido tempo.

  • Ofereça alternativas e tente adiantas os pedidos

Na medida do possível, tente adiantar o serviço ou abastecer antecipadamente os seus clientes. Eles interpretá-lo-ão como uma cortesia e gerará maior confiança. Dependendo do tipo de empresa, também pode recomendar aos seus clientes um estabelecimento próximo da sua confiança para que durante esses dias, os seus clientes possam continuar a desfrutar dos seus produtos. Desde que não os mande para a concorrência, claro!

  • Estabeleça um protocolo de urgência dos clientes

Antes de ir de férias, pense nas possíveis situações complicadas que podem acontecer durante a sua ausência e defina como proceder em cada caso. Assim estará mais relaxado e preparado para imprevistos. Comunique-o também aos seus clientes para que possam contactar consigo da melhor forma possível.

  • Cumpra as suas promessas

Desconecte o mais possível mas, se fez alguma promessa específica aos seus clientes, não deixe de cumprir, para não ser negligente. O ideal seria poder delegar responsabilidades noutra pessoa durante a sua ausência. Forme essa pessoa e mantenha-a ao corrente da situação para que o ritmo normal seja afetado o menos possível.

E agora já sabe: não seja tão exigente consigo mesmo. Lembre-se que também precisa tempo para si para poder melhorar e fazer crescer os seus negócios ao ritmo que deseja.