Costumamos dizer que o tempo é de ouro e que o tempo voa. Nunca temos tempo para nada ou, pelo menos, é o que costumamos sentir. Será que o problema é que não sabemos aproveitar ao máximo o tempo?
Ainda que não pareça à primeira vista, gerir o nosso tempo traz-nos muitas vantagens: ajuda-nos a ser mais produtivos, a reduzir os nossos níveis de stress e a equilibrar as nossas relações pessoais e profissionais.
Para que possa desfrutar deste e de outros benefícios, damos-lhe 5 conselhos para ajudar a otimizar melhor o seu tempo:
- A que é que dedico o meu tempo?
Sente-se e pare a pensar nas coisas às quais mais tempo dedica ao longo do dia. Realmente merecem todo o esse tempo? Esta base ajudar-lhe-á a começar a sua organização.
- Priorize
Faça uma lista e decida sobre o que considera realmente urgente e o que é realmente importante.
Quando começar, elimine todo o tipo de interrupções para poder concentrar-se completamente na tarefa. Assim conseguirá ser mais eficiente. Não comece várias tarefas ao mesmo tempo, comece uma a uma.
- Procure métodos para organizar-se
A planificação é fundamental tanto no âmbito profissional como no pessoal. Uma simples checklist pode ser uma grande ajuda, mas também pode usar outros métodos como agendas ou calendários. Simplesmente escolha a que melhor se adaptar a si. Talvez lhe custe um pouco no princípio, mas acostumar-se-á a tornar esse método um hábito quotidiano.
- Transforme os seus objetivos em ações
Pense no que espera conseguir e nas ações que precisa de levar a cabo para o fazer. Divida as tarefas grandes em pequenos passos de modo a que possa inclui-las na sua planificação diária.
- Identifique os problemas e procure soluções
Reveja a sua agenda e avalie: cumpriu com os tempos previstos? Conseguiu o que esperava? Reflita sobre este tipo de questões e, em função das respostas, pense como pode melhorar ou mudar a sua organização.
Agora que já conhece estes 5 conselhos, é hora de passar à ação para comprovar que, em realidade, se se organizar corretamente, terá tempo para tudo.