Saúde e bem-estar

Cuide-se no verão para se proteger das doenças respiratórias

2 min
Aug 20, 2021

As altas temperaturas do verão podem agravar as doenças do sistema respiratório se não se adotar uma série de cuidados simples e hábitos saudáveis. Hidratar-se corretamente, evitar a exposição solar, principalmente nas horas de maior calor, aproveitar as primeiras e últimas horas do dia para praticar exercícios leves ou caminhar, ajudá-lo-á a evitar o agravamento destas patologias.

Anualmente, as doenças das vias respiratórias causam cerca de um milhão de mortes na região europeia. De facto, tanto em Espanha como em Portugal já constituem a terceira causa de morte. Portanto, caso sofra de asma brônquica ou de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica) é particularmente importante que continue a cuidar de si também nesta época. Para esse efeito, transmitimos-lhe alguns conselhos, para que a sua saúde não seja afetada e para que possa desfrutar as suas férias.

Cuidado com o ar condicionado

Se tiver ar condicionado em casa, é importante que regule a temperatura para entre 24 e 25 ºC. Em circunstância alguma deve estar nos 18 ºC, porque, ao ressecar o ar, pode agravar os seus problemas respiratórios. Neste sentido, também deverá estar atento às mudanças bruscas de temperatura ao entrar e sair, por exemplo, de um centro comercial ou de um cinema. Por vezes, a diferença entre o interior e o exterior pode chegar a ser de 10 ºC. Por isso, se não pretende contrair uma infeção respiratória que complique a sua doença, mais vale ser cuidadoso.

Praia versus montanha

Ambas têm os seus prós e os seus contras. Na praia, há mais humidade, que pode ser benéfica, mas, em contrapartida, também faz mais calor. Na montanha, o ambiente é mais fresco, mas também é mais seco. O ideal são os lugares com clima estável e moderado.

Os inconvenientes das alturas

Se gosta de subir ou de escalar montanhas, deve saber que irá respirar um ar que contém menos oxigénio. Se tiver problemas respiratórios, falta de oxigénio no sangue ou se faz tratamentos com oxigénio em casa e se está a pensar viajar para lugares a uma determinada altitude, deverá consultar previamente o seu médico de família.

O tratamento sempre à mão

Durante as férias, não se pode esquecer dos medicamentos que toma habitualmente e de manter o aprovisionamento suficiente para todos os dias em que irá estar fora de casa. E sobretudo, deverá tomá-los de acordo com as indicações do seu médico.

Não obstante, ainda que se siga rigorosamente estas recomendações e os conselhos de um profissional de saúde, por vezes, há complicações. Por isso, vale a pena dispor de determinadas coberturas e de assistência médica para o caso de a situação se descontrolar. Deve recordar-se que, em geral, cerca de 30% das crises de asma que são atendidas nos serviços de urgência requerem internamento hospitalar e até 20% dos casos graves obrigam à admissão na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Seguir todos estes conselhos irá ajudá-lo a desfrutar ao máximo do seu tempo, evitando imprevistos desagradáveis, mas se, além disso, desejar contar com uma segurança adicional, contacte-nos e informe-se acerca do nosso seguro de hospitalização, que lhe assegura um rendimento diário por cada dia que permanecer internado por acidente/doença ou o dobro, se for na UCI, o que o ajudará a dispor de uma atenção de qualidade e a manter controladas as despesas adicionais originadas por uma hospitalização.

 

Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.