A nossa vida tornou-se numa autêntica montanha russa. Vivemos numa sociedade onde reina o stress laboral/social e a pressão psicológica, e o facto de estarmos constantemente em contacto com dispositivos móveis torna cada vez mais impossível desligarmo-nos do mundo à nossa volta e dedicar tempo a um descanso saudável. A falta de tempo tornou-se algo do qual nos “gabamos”, e temos tendência a associar uma pessoa ocupada diretamente com valores positivos. Mas, quanto mais fazemos esta associação, menos importância damos às inúmeras vantagens e benefícios do ócio para a nossa saúde. A realidade é que este ritmo de vida tem consequências negativas para a saúde. Aliás, o número de enfartes de miocárdio, assim como o de acidentes cerebrovasculares provocados pela carga de trabalho, está a aumentar cada vez mais.

Conseguir tempo, ainda que seja breve, pode ser complicado na nossa vida diária, mas não é impossível. Existem muitas atividades que podem ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida sem interferir demasiado nas nossas tarefas do dia a dia.

1. Para melhorar o nosso sistema imunitário: realizar atividades físicas em tempo de lazer permite-nos estar saudáveis e aumentar as nossas defesas.

2. Para reduzir os níveis de stress: o stress prima na nossa vida diária, e a melhor forma de o reduzir é dedicar tempo a praticar atividades, estar com os amigos e “desligar”.

3. Para melhorar o sonho: ao reduzir os níveis de stress, conseguimos que o nosso sonho seja profundo e reparador. Desta forma, seremos capazes de enfrentar o dia seguinte com mais vontade.

4. Para nos ajudar a conhecermo-nos melhor: dedicar tempo a nós mesmos ajuda-nos a sermos conscientes dos nossos pensamentos e a saber como nos isolamos de tudo o que nos rodeia.

Fonte: http://www.elmundo.es/papel/todologia/2017/09/14/59b7ec5de2704e4c2a8b4722.html

Publicado: 10-08-2018