Saúde e bem-estar

Reduzir o stress tricotando

2 min
Jul 16, 2018

Chamam-lhe o “novo ioga” e tem cada vez mais seguidores, em todos os cantos do mundo. O tricô voltou em força e de forma mais consciente.

Tricotar pode ajudar a superar doenças, a controlar a ansiedade ou a prevenir o aparecimento de doenças cerebrais degenerativas. Como exemplos, pessoas que estão a tentar deixar de fumar ou têm problemas de obesidade estão a introduzir o tricô nas suas rotinas como uma forma de distração, ou adultos com artrite ou artrose que tricotam para diminuir as dores nos ossos e articulações.

A ação repetida de tricotar pode levar a estados de relaxamento que é possível atingir ao praticar ioga ou meditação. Manter o foco numa única atividade que exija a nossa atenção permite esquecer as preocupações do dia-a-dia.

Além disso, uma vez que é uma aptidão que se desenvolve com relativa facilidade, oferece um retorno muito positivo para a autoestima. Sentimo-nos capazes de criar uma peça para nós próprios. Sentimos a evolução e começamos a ver o resultado do nosso trabalho em poucas semanas. Isso liberta-nos de frustrações que possam exisitir em outras áreas da vida.

Mas o tricô pode ir muito além do trabalho solitário e antiquado que imaginamos. Em muitos casos, tornou-se uma desculpa perfeita para conhecer pessoas, bem como uma forma prática de trocar conhecimento sobre a atividade. Cafés, escolas e até mesmo parques são pontos de encontro comuns para os amantes desta técnica artesanal. Se gosta de tricô, mas não da ideia de o fazer sozinho, pode juntar-se a um grupo organizado.

Para aqueles que estão a começar do zero, uma boa maneira de aprender pode ser através de vídeos online. No Youtube pode encontrar muitos tutoriais passo a passo.

O tricô já não é algo só para mulheres. Muitos homens já se juntaram a esta moda de fazer terapia com lã, portanto não existe razão para ter preconceitos.

Resumidamente, o tricô é uma prática que oferece vários benefícios, que estão disponíveis para todas as idades e que se podem encaixar perfeitamente no ritmo da vida moderna.

Deixamos-lhe aqui várias opções para começar a relaxar tricotando:

Gang da Malha: https://www.facebook.com/gangdamalha / https://vimeo.com/81719482

Movimento Yarn Bombing: https://www.facebook.com/pg/Yarn.Bombing.Algarve

Tricot das Cinco: Av. do Poeta Mistral, n.° 7 1050-181 Lisboa
Telefone: 21 823 96 39

Workshops de Tricot em Air Design Studio: http://www.airdesignstudio.com/workshops-de-tricot

 

* A MetLife não endossa nenhum dos produtos, processos ou serviços mencionados. Portanto, a menção de produtos comerciais, processos ou serviços sobre este artigo não pode ser interpretada como um endosso.