Saúde e bem-estar

5 formas de identificar uma cárie

2 min
Apr 05, 2019

Segundo o III Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais, apenas 3% dos adultos em Portugal nunca tiveram uma cárie. No entanto, apesar de este ser um problema tão comum, um grande número de pessoas não sabe como se formam as cáries e como detetá-las. Neste artigo contamos-lhe tudo o que precisa de saber para prevenir e tratar uma cárie.

Que são e como se formam as cáries

Em primeiro lugar, deve saber que as cáries se formam quando há uma deterioração de uma parte do dente e podem afetar tanto o revestimento externo de um dente (o esmalte), como a camada interna (chamada dentina).

Mas, afinal, o que causa uma cárie? A resposta é simples, quando comemos alimentos açucarados como doces, bolos, ou refrigerantes, as bactérias na nossa boca transformam-se em ácidos que, juntamente os resíduos alimentares e a saliva, formam uma placa que se agarra aos dentes. Se não escovar os dentes a tempo, estes ácidos podem dissolver o esmalte, criando buracos nos dentes.

Como identificar se tem uma cárie

Agora que já sabe o que são e como se formam, queremos contar-lhe 5 sinais para identificar se tem uma cárie para que acuda ao dentista e a possa tratar o mais rápido possível.

1. Mau hálito

Se não tratar uma cárie, as bactérias podem espalhar-se e causar mau hálito. Se sentir que, por mais que lave os dentes, o mau hálito permanece, deve ir ao seu dentista para verificar a possibilidade de ter uma cárie.

2. Dor de dentes

A dor é geralmente forte se a cárie for deixada sem tratamento por um longo período de tempo. Este é um dos sinais mais evidentes de que tem uma cárie e deve ir ao dentista o mais rápido possível.

3. Sensibilidade dentária

Um dente sensível pode significar que tem uma cárie. O dente será especialmente sensível quando beber algo quente ou frio.

4. Manchas escuras

Quando as cáries passam por longos períodos de tempo sem tratamento, geralmente tornam-se visíveis. Se vir uma mancha escura num dente é provável que esteja infetado e deve ir ao dentista o mais rápido possível.

5. Pus

Este é o sintoma mais grave de uma cárie. Pode causar febre, dor e, até mesmo, glândulas inchadas e requer atenção médica imediata.