Família

O meu filho não gosta de ir à escola. E agora?

2 min
Feb 13, 2019

Não é uma grande surpresa que muitas crianças, quando são pequenas, não gostem de ir à escola. No entanto, existem várias razões para isto acontecer, umas mais graves e outras menos. Neste artigo abordamos as causas mais comuns que levam a que  uma criança  não goste de ir à escola. No entanto, se acha que a sua filha ou seu filho têm este comportamento porque podem estar a sofrer de bullying na escola ou algo mais grave, recomendamos que entre em contato com a escola para solucionar o problema o mais rápido possivel.

Quando lidamos com uma criança que diz não gostar da escola, a primeira coisa a fazer é tentar que entenda que a escola, não é apenas o local onde se está na sala de aula a ouvir os professores, mas também é o sítio onde brincam com os amigos e onde fazem as atividades extracurriculares que tanto gostam. Ajude os seus filhos a fomentar as relações de amizade que têm no colégio, já que esta é uma boa forma de fazê-los ver a escola com outros olhos.

Criar rotinas saudáveis é essencial para que uma criança seja feliz e tenho um bom desempenho escolar. Seja flexível no que diz respeito aos hábitos de estudo, fale com o seu filho e criem um horário juntos. Algumas crianças preferem fazer os trabalhos de casa mal chegam a casa e depois irem brincar, enquanto que outras preferem brincar primeiro e estudar depois, e o importante é que os façam. Muitos pais obrigam os seus filhos a estudar a uma determinada hora, num determinado lugar, e enquanto que para umas crianças essa disciplina é necessária, para outras pode não ser e acabar por ser prejudicial. Se der ao seu filho a liberdade de fazer estas pequenas escolhas, ele sentirá mais responsabilidade, já que se escolheu fazer os trabalhos de casa ao fim do dia, vai ter que os fazer porque foi isso que escolheu.

Outra forma de ajudar o seu filho a gostar mais da escola, é mostrar interesse. Faça perguntas sobre aquilo que aprendeu hoje, sobre os seus amigos, qual foi a melhor parte do dia, etc… Desta forma poderá perceber qual é a atitude do seu filho perante a escola, e ao mesmo tempo, mostrar-lhe que aquilo que está a aprender é entusiasmante. O importante é manter uma comunicação fluida, para que o seu filho tenha confiança para lhe contar tanto as coisas boas como as más.

Por último, lembre-se de que é o exemplo principal dos seus filhos. As crianças observam muito os comportamentos dos pais, mesmo aqueles que você acha que esconde, por isso tente transmitir entusiasmo e faça-os sentir que aquilo que estão a aprender é importante.