Família

Como conseguir que o seu filho tenha o quarto sempre arrumado?

2 min
Sep 04, 2019

Ao fim do dia, o quarto dele parece um campo de batalha e nunca chega o altura de arrumá-lo. Mas... porque é que há-de ser tarefa sua e não dele? Explique ao seu filho a importância de manter o seu espaço limpo e arrumado. O essencial é conseguir organizar, guardar e simplificar.

Além disso, verá todo o tipo de efeitos positivos!

  • Organizar o seu espaço ajudará a também a manter a ordem do seu mundo interior.
  • Encontrará tudo muito mais rápido.
  • Criará hábitos de higiene, limpeza e organização pessoal.
  • Ao fim e ao cabo, ajudará a prepará-lo para outras etapas da sua vida.

No entanto, começar a notar estes efeitos positivos pode não ser tarefa fácil. Depois de todo o dia a brincar, começar a arrumar pode gerar conflitos. Explicamos-lhe aqui alguns conselhos para evitá-los:

1. Cada coisa tem o seu lugar:                                         

Estabeleça um lugar concreto e definido para cada objeto: a roupa no armário, os brinquedos na gaveta, os livros na estante... Ensine-o a arrumá-los. Pode começar primeiro e, com tempo, conseguir que o seus filho lhe imite. Também pode usar estratégias divertidas para explicar-lhes onde arrumar cada objeto: etiquetas, pequenos quadros escritos a giz, ou pequenos letreiros.

2. Aproveite bem o espaço:

Tenho o quarto bem apetrechado com móveis para arrumações: cómodas, cestos, arcas, estantes... É importante que tenha em conta a altura do seu filho para que tudo esteja ao seu alcance. Tenha também atenção à altura da cama, para que possa começar a aprender a fazê-la sozinho.

3. Crie rotinas:

Manter a ordem no seu espaço não é algo esporádico: é uma rotina que precisa de regularidade. Explique-lhe que sem o quarto arrumado, não pode ir dormir, tal como também não se pode sair à rua sem ter arrumado primeiro as suas coisas.

Dê uma ajuda quando for preciso e envolva-se também no processo. Surpreenda-o com jogos e desafios. Por exemplo, “Vamos fazer uma corrida! Quem arrumar mais coisas num minuto, ganha!!”

4. Simplifique:

Para além de arrumar, também é muito importante fazer uma boa limpeza de vez em quando. Ajude-o a distinguir entre o que mais utilizam e aquilo que, em realidade, já não querem ou não precisam. É importante que o seu filho aprenda a dar valor às coisas, e não a acumulá-las ou a comprar sem grande sentido. Quantos menos brinquedos tenha, mais brincará e mais valor dará aos que tiver.

5. Organize de baixo para cima:

Comece a arrumar as coisas pelo chão e acabe nas prateleiras mais altas. Arrume as coisas que mais utilizem nas zonas mais baixas e acessíveis, e os objetos menos utilizados nas partes mais altas dos armários e 1estantes.

6. Arrumar não é algo excecional:

Evite recompensá-lo por manter o seu espaço arrumado, ou castigá-lo por causa da desarrumação. Fomente a sua autonomia, para que aprenda por ele mesmo a sentir-se incómodos no meio da desarrumação. E, como sempre, dê o exemplo, mantendo o resto da sua casa bem arrumada e organizada!

E agora, mãos à obra! Lembre-se que quanto mais cedo o seu filho aprender tudo isto, mais depressa ganhará estes bons hábitos para o resto da vida.