Família

Truques para ter a casa sempre arrumada

2 min
Mar 05, 2019

Chegar a casa depois de um dia de trabalho e deparar-se com brinquedos espalhados, pratos por lavar e a cama por fazer, pode ser muito stressante. Sente que, por mais que tente arrumar a sua casa, acaba sempre por voltar à desordem. A única forma de resolver este problema e ter a casa sempre arrumada é criar bons hábitos em toda a família. Não basta que seja uma pessoa organizada se o seu esposo/a, ou os seus filhos não o forem. Arrumar a casa é uma obrigação de toda a família, pois que, para que todos possam desfrutar de uma casa confortável, todos devem ajudar a cuidar dela.

Neste artigo, contamos-lhe os 4 melhores truques para ajudá-lo a si e à sua família a ter bons hábitos e poderem, finalmente, desfrutar de uma casa sempre organizada e arrumada.

1. Desfaça-se de tudo o que não for essencial

Ter coisas a mais é a principal razão pela qual não consegue ter a sua casa sempre arrumada. Quanto mais coisas tem, mais tem que arrumar. Então, a primeira coisa que deve fazer para ter a sua casa sempre arrumada, é desfazer-se de tudo o que não precisa e apenas ocupa espaço. Faça este exercício com a sua família para que todos estejam cientes das coisas que realmente precisam. Aproveite esta oportunidade para vender o que não precisa, ou doar a uma instituição.

2. Se está habituado a atirar a roupa ao fim do dia para uma cadeira no seu quarto, livre-se dessa cadeira

Muita gente tem uma cadeira no seu quarto que serve como um armário improvisado (e muito desarrumado), uma cadeira na qual atira as roupas que prova e decide não usar, ou apenas as roupas que usou durante o dia. Este é um dos piores hábitos que impede o desenvolvimento de uma boa organização. Se é culpado deste mau hábito, a solução é muito simples, tire a cadeira do seu quarto e obrigue-se a guardar cada peça de roupa no seu lugar.

3. Arrume as coisas imediatamente depois de as usar

Seja tirar os pratos da mesa depois do jantar, ou fazer a cama assim que se levanta, a chave para ter uma casa sempre arrumada é a prontidão. Não espere até lhe “apetecer” fazer estas tarefas, porque quanto mais pensa sobre as coisas que tem que arrumar, mais preguiça vai ter. Se não está acostumado a fazê-lo, este pode ser um hábito que lhe custa mais ao princípio, mas verá que, com o tempo, vai-se tornar automático e nem vai ter ocasião para pensar que está com preguiça de limpar os pratos ou fazer a cama. Além disso, se tem filhos pequenos, estes serão hábitos que eles observarão e será muito mais fácil ajudá-los a desenvolver esses bons hábitos organizacionais, se virem os seus pais a pô-los em prática desde pequenos.

4. Faça um plano de arrumação

A melhor forma de ter uma casa sempre arrumada, e não, apenas, quando faz limpezas a fundo e organiza tudo, é criar um horário de limpeza e rotinas para que os pratos e roupas sujas não se acumulem. Sente-se com a sua família para criar um plano que funcione para todos, por exemplo, todas as segundas e quintas-feiras faz-se máquinas de roupas, às terças e domingos aspira-se a casa, etc…