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Saúde financeira: maiores preocupações dos trabalhadores no meio da pandemia da COVID-19

4 min
Jun 03, 2020

SAÚDE FINANCEIRA É DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES DOS TRABALHADORES NO MEIO DA PANDEMIA DA COVID-19

  • Um novo estudo da MetLife revela que os profissionais procuram cada vez mais apoio nas próprias empresas em aspetos relacionados com o bem-estar integral

A pandemia do coronavírus COVID-19 transformou o trabalho e a vida, criando novos desafios para os trabalhadores e entidades patronais. Atualmente, um em cada três profissionais confirma sentir-se mais stressado que antes da pandemia, e mais de metade (52%) mostra uma maior preocupação com a sua saúde financeira, acima de outros aspetos de bem-estar, como a saúde física (44%) saúde mental (44%) e social (44%). Assim sendo, compreender como melhorar o bem-estar dos colaboradores é chave para ajudá-los a navegar por esta nova realidade. E o Seguro de Vida tornou-se vital para uma economia e sociedade modernas que funcionem com eficiência, sendo um dos principais contribuintes para promover um crescimento económico robusto a longo prazo.

Essas são algumas das principais conclusões do 18º Estudo Anual da MetLife de Tendências de Benefícios para Empregados (EBTS - Employee Benefit Trends Study). Este inquérito, realizado entre trabalhadores nos Estados Unidos, mede o impacto que a Covid-19 está a ter no seu bem-estar financeiro e revela que três em cada dez colaboradores ganham agora menos dinheiro devido à evolução da pandemia. Da mesma forma, perto de 40% afirmam que o seu estatuto laboral foi diretamente afetado pela pandemia e 36% esperam vir a ser afetados no futuro.

"O stress dos trabalhadores está de uma forma geral a ser claramente potenciado pelos impactos do coronavírus, especialmente devido à incerteza em relação ao seu bem-estar financeiro”, afirma Oscar Herencia, Vice-presidente do Sul da Europa e Director Geral da MetLife na Ibéria. “Em todas as indústrias, as empresas têm agora a oportunidade de ser um apoio para os trabalhadores que enfrentam desafios sem precedentes, oferecendo-lhes ferramentas e recursos para fazer face às suas preocupações imediatas”.

as empresas têm agora a oportunidade de ser um apoio para os trabalhadores que enfrentam desafios sem precedentes

Oscar Herencia - Vice-presidente da MetLife para o sul da Europa

Aumentam as expectativas dos profissionais sobre as organizações

Comparando com os dados anteriores ao COVID-19 de finais de 2019 com o dados de abril 2020, revela-se que agora é mais provável que os trabalhadores acreditem que as entidades patronais têm a responsabilidade de abordar a sua saúde e bem estar (73% antes do COVID-19 face a 80% durante o COVID-19), especialmente quando se trata do seu bem-estar financeiro (40% antes do COVID-19 face a 47% durante o COVID-19). Os trabalhadores apontam os benefícios e programas oferecidos pelas empresas como uma forma crucial de aliviar o seu stress e de melhorar o seu bem-estar tanto agora como no futuro.

Segundo o estudo da MetLife, 41% dos profissionais acredita que a sua entidade patronal não oferece atualmente benefícios ou programas que ajudem a apoiar ou a melhorar o seu bem-estar durante este momento tão difícil, enquanto 77% indicam que há benefícios ou programas, que se forem oferecidos pela empresa, aliviariam o próprio stress e melhorariam o seu bem-estar.

Para apoiar os seus colaboradores durante este tempo, as empresas devem considerar o enfoque holístico do bem-estar geral. Os trabalhadores destacam que a oferta de horários flexíveis de trabalho é uma das principais ações que as organizações podem tomar para ajudar a aliviar o stress e aumentar o seu bem-estar. Em termos de benefícios, os trabalhadores mencionam que os programas de bem-estar mental, os seguros de vida e os benefícios de outros seguros que oferecem um montante fixo ou pagamentos em dinheiro, como o seguro de indemnização hospitalar ou seguro de doença, ajudariam a aliviar o stress, se estes forem providenciados pelas suas empresas.

A pandemia de COVID-19 exigiu que as empresas comecem a mostrar um maior apoio para os seus trabalhadores, e aquelas que o façam serão mais valorizadas, segundo indica o estudo da MetLife. Os inquiridos que sentem que as organizações estão “a fazer o suficiente” ou que estão a “superar as expectativas” relacionadas com o apoio durante a pandemia sentem-se melhor em termos holísticos - mais produtivos, comprometidos, valorizados e apreciados – que aqueles que declaram que as suas entidades patronais não estão a fazer nada nem têm nenhum plano para o fazer (58% face a 31%).

“Agora mais que nunca, é fundamental compreender as necessidades dos nossos colaboradores”, adverte Oscar Herencia. “Neste momento de crise e no futuro, devemos mostrar o verdadeiro propósito da nossa empresa, proporcionando-lhes uma combinação de benefícios e programas para ajudar a mitigar o stress, melhorar o seu bem-estar no sentido mais amplo da palavra e apoiá-los com medidas e ferramentas adequadas, quando mais o necessitem”, indicou.

Agora mais que nunca, é fundamental compreender as necessidades dos nossos colaboradores

Oscar Herencia - Vice-presidente da MetLife para o sul da Europa

Mais informação em www.metlife.pt / www.metlife.com

Metodología do Estudo

O 18º Estudo Anual de Tendências de Benefícios para Empregados (EBTS - Employee Benefit Trends Study) da MetLife consiste em três estudos separados. Os dois primeiros foram realizados em agosto e setembro de 2019 e o terceiro no início de abril de 2020, durante o início da pandemia de Covid-19. O Inquérito de Empregadores de 2019 consiste em 2.501 entrevistas com os responsáveis que tomam decisões sobre benefícios e pessoas influentes em empresas com pelo menos dois funcionários. O Inquérito a Empregados de 2019 inclui 2.650 entrevistas com funcionários a tempo completo, com 21 anos ou mais, em empresas com pelo menos dois funcionários. O Inquérito atualizado a Empregados de 2020 consiste em 2.367 entrevistas usando o mesmo critério (empregado a tempo completo no momento de completar o inquérito). Todos os estudos foram submetidos pela Rainmakers CSI, uma consultora internacional de estratégia, conhecimento e planeamento.

Sobre a MetLife

A MetLife, Inc. (NYSE: MET), através das suas subsidiárias e afiliadas (“MetLife”), é uma das companhias de seguros de vida e serviços financeiros líderes a nível mundial, disponibilizando seguros de vida e seguros de acidentes pessoais, pensões, benefícios para funcionários e gestão de ativos para ajudar os clientes particulares e institucionais a construir um futuro mais seguro. Fundada em 1868, a MetLife opera em mais de 40 mercados a nível global e mantém posições de liderança nos Estados Unidos, Japão, América Latina, Ásia, Europa e Médio Oriente. Para mais informações, visite www.metlife.pt.

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