Aumenta mulheres no Comité de Direção

Dec 10, 2018

METLIFE AUMENTA A PRESENÇA DE MULHERES NO SEU COMITÉ DE DIREÇÃO NA IBERIA, QUE ATINGE JÁ OS 46%

• MetLife está bem acima da média das empresas do setor de seguros, onde a presença de mulheres é de apenas 7,1% nos níveis de direção e gestão.

A MetLife, empresa líder em seguros de Vida e Acidentes Pessoais a nível global, destaca-se por manter uma sensibilidade especial em relação à gestão e promoção da diversidade, mais especificamente, no compromisso de incentivar o talento feminino. Tanto mais que 68% da equipa da MetLife na Iberia é composta por mulheres que já representam 46% do Comité de Direção; dados bem acima da média das empresas portuguesas do sector de seguros.

Segundo dados da Informa D&B[1] (empresa que recolhe e divulga informação sobre o sector empresarial na Península Ibérica), apenas 7,1% de mulheres ocupam cargos de liderança na área de Seguros em Portugal, sendo este o sector com menos presença feminina em cargos de direção.

“As organizações devem ser um exemplo de diversidade”, afirma Oscar Herencia, diretor-geral da MetLife na Iberia. “É nossa responsabilidade como atores sociais relevantes, além de que também proporciona resultados bastante positivos para o nosso negócio: aumenta o compromisso e desempenho dos funcionários e melhora o conhecimento das necessidades dos nossos clientes”.

A MetLife acaba de ser reconhecida como uma das 10 empresas mais inovadoras e comprometidas com processos de melhoria da Diversidade de Género na VI edição dos Prémios INTRAMA: Diversidade & Género. Este reconhecimento é o resultado de uma estratégia de três vertentes: promoção da liderança positiva, conciliação da vida profissional e pessoal e promoção da igualdade de oportunidades dentro e fora do local de trabalho.

Não foi em vão que as últimas nomeações realizadas na organização recaíram em mulheres para ocupar cargos de responsabilidade e fazer parte do comité de direção.

Atualmente, o Comité de Direção da MetLife para Portugal e Espanha é formado por Patricia Jiménez, Diretora de Marketing e Comunicação, responsável pela gestão de todas as unidades de publicidade, marketing digital, gestão de eventos e apoio ao negócio, além da estratégia de Customer Experience e política de RSC da empresa. Itziar Vizcaino, diretora de RH, lidera as iniciativas necessárias para fornecer uma agenda de mudança organizacional e faz a gestão de talento, a cultura de desempenho e o compromisso dos funcionários. A Itziar também lidera as políticas de diversidade e inclusão para a região da Europa.

Ángela García acaba de ser nomeada como a nova Head of Legal da MetLife para Portugal e Espanha, sendo responsável pela liderança das iniciativas legais estratégicas e táticas da empresa, facilitando e fortalecendo a tomada de decisões através da integração da análise jurídica como parte do processo global de desenvolvimento de negócios. Inmaculada Casado foi nomeada como nova Head of Compliance para Portugal e Espanha, responsável pela coordenação da gestão do cumprimento normativo, assessorando a companhia no que se refere ao seu quadro normativo sectorial, avaliação de riscos, infrações e incidentes, delitos financeiros, proteção de dados, etc. E Teresa Archaga é a nova diretora Bancassurance para a Península Ibérica, cargo de onde vai liderar a estratégia e desenvolvimento de negócios, otimizando os acordos de distribuição na área de bancassurance, afinities e corretores.

[1] Fonte: Informa D & B. (março 2017).  “O Género na Gestão e Liderança nas Empresas Portuguesas”. Portugal.

Mónica Marques
mmarques@tinkle.pt