Seguros de Vida e Acidentes
Setembro marca o fim do verão e o regresso à rotina. Voltamos ao trabalho, retomamos projetos, estabelecemos metas e, em muitos casos, aproveitamos este mês para rever aspetos importantes da nossa vida que, muitas vezes, deixamos para trás. E um deles pode ser o nosso Seguro de Vida. Porque, embora o Seguro de Vida seja um produto que costuma ser contratado uma vez e, depois, esquecido, a verdade é que as nossas circunstâncias pessoais mudam e o nosso Seguro de Vida deveria evoluir com elas.
O seu seguro de vida não tem de ser um produto estático
É comum fazer um seguro de vida em momentos importantes da vida, como quando compramos uma casa, quando temos filhos, quando casamos... Mas, muitas vezes, não voltamos a rever a nossa apólice durante anos. E, durante esse tempo, o nosso ambiente e as nossas necessidades podem ter mudado muito.
Porque se o objetivo principal do seu Seguro de Vida (proteger os seus entes queridos em caso de morte ou invalidez absoluta e permanente) não muda, o que pode mudar são as pessoas que dependiam de si quando o contratou, os seus rendimentos, as necessidades da sua família, etc.
É por isso que recomendamos que verifique se o seu Seguro de Vida está atualizado e se satisfaz as suas necessidades de proteção, colocando a si próprio estas perguntas simples:
Quem são os beneficiários do seu seguro de vida? Certifique-se de que continua a querer que as pessoas que designou como beneficiários no momento da contratação do seguro sejam as que receberão a indemnização em caso de morte. A sua situação familiar pode ter-se alterado (um divórcio, um novo parceiro, o nascimento de mais filhos, etc.).
Sabe exatamente qual é o capital segurado? É mais habitual do que parece não nos lembrarmos do montante coberto pelo nosso Seguro de Vida. Se, atualmente, ganha mais (ou menos) do que quando contratou o seguro, pode ser necessário ajustar o montante segurado, bem como se tiver novas responsabilidades financeiras ou mais pessoas a seu cargo. Reveja-o e ajuste o capital segurado, se necessário.
Contratou a cobertura em caso de incapacidade absoluta e permanente? Muitas pessoas só contratam um seguro de vida para a cobertura da morte, mas esquecem-se de que um acidente ou uma doença grave pode impedi-las de trabalhar, fazendo-as perder o seu rendimento e colocando-as e aos que as rodeiam numa situação difícil. Confirme se o seu seguro inclui esta cobertura e se seria útil para si contratá-la.
Que outras coberturas inclui o seu Seguro de Vida? Consulte as coberturas e as cláusulas do seu Seguro de Vida para saber o que realmente inclui e se tem serviços adicionais que lhe possam ser úteis.
Mudou-se para outro país ou vive no estrangeiro? Se a resposta for afirmativa, certifique-se de que a cobertura continua a ser válida e adequada no seu novo local de residência.
A sua família sabe o que fazer se morrer ou ficar incapacitado? Confirme se sabem qual é a sua cobertura, com que companhia, onde estão os documentos, etc.
Setembro também pode ser um novo começo para a sua paz de espírito e a da sua família. Por isso, aproveite para rever, atualizar e, se necessário, alterar o seu Seguro de Vida.
*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal