Seguros de Vida e Acidentes

É possível ter mais do que um seguro de vida?

3 min
Mar 28, 2022

Quando pensamos em cuidar dos que mais gostamos, toda a proteção parece pouca. Por isso é que muita gente se pergunta se pode (e se deve) contratar vários seguros de vida.

Para que não tenha dúvidas a este respeito, deixamos-lhe aqui todas as respostas.

É possível ter mais do que um seguro de vida?

A resposta é sim. Pode ter dois seguros de vida ou mais, se assim o desejar.

No caso dos Seguros de Vida que não protegem bens específicos a lei não limita o número de seguros que pode contratar um mesmo titular, porque considera que não se pode determinar o valor da vida humana, pelo que não se pode limitar a quantia a receber de indemnização. De modo que não há nada que impeça que uma pessoa tenha diferentes seguros de vida contratados em seu nome, quer sejam com a mesma seguradora ou com outra diferente, ainda que neste último caso deveria informar ambas as companhias do facto.

O que acontece com a indemnização quando se tem contratado mais do que um seguro de vida?

Como a lei permite ter vários seguros de vida, no caso de ter mais do que um seguro de vida contratado os seus beneficiários receberão o montante integralmente segurado, tanto se os seguros têm os mesmos beneficiários como se forem diferentes.

O facto de ter contratado mais do que um seguro de vida pode ser útil?

Como já explicámos nesta publicação sobre como funciona um seguro de vida, a finalidade principal dos seguros de vida é de que os beneficiários possam fazer frente ao pagamento de dívidas como, por exemplo, o crédito à habitação ou contem com um capital que os ajude a garantir a estabilidade económica dos seus entes queridos no caso de falecimento da pessoa que os contrata.

Por isso, podem existir diferentes razões pelas quais possa ser interessante para uma pessoa ter contratados mais do que um seguro de vida:

Portanto, em certas ocasiões, ter mais do que um seguro de vida pode ser muito útil.

Compensa contratar mais do que um seguro de vida?

Neste caso, a resposta é depende. Contratar um seguro de vida implica o pagamento de um prémio, ou seja, um valor económico, pelo que contratar mais do que um seguro de vida implicará pagar vários prémios e um valor maior.

Por isso, deve analisar qual é a finalidade que pretende ao contratar mais do que um seguro de vida e calcular se é rentável para si.

Indiquemos outro exemplo: imagine que tem contratado um seguro de vida, mas quer que mais pessoas sejam beneficiárias desse seguro (ou seja, que recebam a indemnização). Nos casos de seguro de vida que designa mais do que um beneficiário, a indemnização reparte-se entre os mesmos e pode acontecer que a quantia que cada um vai receber não lhe pareça suficiente. Neste caso deveria analisar quanto aumentaria o prémio do seu seguro atual, se aumentar a quantia segura e quanto lhe custaria o prémio de um segundo seguro de vida.

Definitivamente deve calcular se lhe é mais rentável ter dois seguros de vida com uma compensação menor ou um só seguro com um montante segurado mais elevado.

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida

MetLife Europe d.a.c. -Sucursal em Portugal