Seguros de Vida e Acidentes

A pandemia faz aumentar o interesse pelos seguros de vida

2 min
Jul 08, 2021

A pandemia colocou em cheque o sistema de saúde público que, durante os meses mais difíceis da crise sanitária, entrou em colapso, suscitando dúvidas acerca da sua capacidade de resistência. Neste cenário, a nossa perceção do risco alterou-se radicalmente e cada vez mais pessoas mostram-se interessadas em contratar a proteção concedida pelos distintos tipos de seguros, como por exemplo, os de seguros de vida.

De facto, durante todo este período, verificou-se um aumento na contratação de apólices de seguros de vida. Além disso, também mudou o perfil dos segurados, sendo este cada vez mais jovem. Em todo este processo, as prestações dos seguros de vida expandiram-se, de modo a incluírem a cobertura COVID-19.

Tal como o reflete estudo «COVID-19 e o consumidor de serviços financeiros», desenvolvido pela consultora Capgemini: cerca de 39% dos consumidores asseguram que contratarão um seguro de vida nos próximos seis a nove meses. Este número é 14% superior ao apurado antes da pandemia.

Seguros de vida: proteção em crescimento

No caso de Portugal, a contratação de seguros de saúde também tem vindo a aumentar nos últimos anos, revelando assim uma preocupação crescente da população com o acesso a cuidados médicos com uma maior proteção, segundo dados da Associação Portuguesa de Seguradoras (APS). Tal como esta entidade afirma, os prémios dos seguros de saúde emitidos em 2020 tiveram um aumento de 8,2% relativamente a 2019.

E não há dúvida de que este tipo apólices de seguros de vida ou saúde irá continuar a crescer. Além de se dever a uma maior consciencialização por parte da sociedade de que tem de se proteger dos riscos, também se deve ao facto de as entidades seguradoras estarem a focar-se na conceção de propostas de valor em seguros de vida que oferecem resposta às novas necessidades dos clientes, simplificando os produtos, reduzindo a sua complexidade operacional e incrementando significativamente a autogestão.

Atualmente, a maior parte das companhias seguradoras oferece um leque alargado de soluções específicas em seguros de vida para cada cliente. Adaptando-se sempre às necessidades e à situação pessoal de cada família. No caso do Seguro de Vida Completa da MetLife permite proteger aqueles que são mais importantes para si, nos momentos mais difíceis. Estará protegido em caso de morte por qualquer causa e por incapacidade absoluta e definitiva, se assim o pretender, pode aumentar a proteção, contratando, a título opcional, a cobertura por incapacidade total e permanente. Além disso, disponibilizam outros serviços complementares de valor acrescentado sem qualquer tipo de custo adicional que ajudarão os seus entes queridos num momento tão difícil: a elaboração gratuita de testamentos, a assessoria e a gestão de sucessões para os seus entes queridos, a eliminação da sua vida digital, entre outros.

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal