É gig worker? Saiba como se pode proteger

Seguros de Vida e Acidentes

É gig worker? Saiba como se pode proteger

3 min

Ultimamente, no mundo do trabalho, temos ouvido falar de uma nova forma de trabalhar: o gig working, uma nova tendência que deu origem a uma geração de trabalhadores mais independentes e versáteis, mas também mais expostos a riscos.

O que é ser gig worker?

Um gig worker é uma pessoa que presta os seus serviços a uma empresa de forma autónoma, sem ter um contrato definido, e, geralmente, sem ter uma relação laboral tradicional com a empresa. São pessoas que trabalham por encomenda, principalmente em plataformas digitais, para as quais realizam tarefas específicas (designadas gigs) ou em projetos temporários, e que trabalham para vários clientes ou empresas ao mesmo tempo, em vez de estarem vinculadas a uma única entidade patronal.

Embora possa parecer que os gig workers são simplesmente trabalhadores por conta própria, pois ambos trabalham de forma independente, existem diferenças entre estes dois modelos de trabalho: Enquanto o gig worker costuma fazer trabalhos pontuais e de curta duração, muitas vezes, através de plataformas digitais, o trabalhador por conta própria tradicional costuma ter uma atividade ou profissão estável, na qual tem clientes fixos ou recorrentes com os quais estabelece uma relação mais duradoura ou contratos mais longos.

Os gig workers podem ser desde distribuidores de comida ou condutores de TVDE a freelancers de plataformas de conteúdos ou design.

Este novo modelo de trabalho traz maior liberdade e flexibilidade às pessoas, que podem dispor e organizar o seu tempo como quiserem, mas também maior vulnerabilidade, uma vez que os gig workers, muitas vezes, não têm a cobertura da Segurança Social que um trabalhador por conta de outrem tem. Isto significa que podem não poder beneficiar de bons subsídios de baixa por doença ou estar protegidos contra acidentes de trabalho.

Assim, se é gig worker, é fundamental pensar em como se proteger contra imprevistos.

Que riscos correm os gig workers?

Trabalhar por conta própria implica assumir muitos riscos, que vão desde a instabilidade dos rendimentos, à falta de cobertura por doença ou invalidez, ao risco de perder o seu rendimento devido a um acidente ou hospitalização, até ao pouco apoio financeiro à sua família em caso de morte.

É por isso que ter seguros específicos para os proteger contra imprevistos, como o seguro de vida ou o seguro de acidentes pessoais, pode ser vital para os gig workers.

Como é que um seguro de vida e um seguro de acidentes podem ajudar um gig worker?

Se é gig worker, um seguro de acidentes pessoais pode proporcionar-lhe uma indemnização diária em caso de hospitalização ou uma compensação financeira por invalidez permanente, permitindo-lhe continuar a fazer face às suas despesas, mesmo quando não consegue gerar rendimentos.

Por outro lado, ter um seguro de vida ajudá-lo-á a ter a tranquilidade de saber que, em caso de morte súbita, a sua família receberá um montante que a ajudará a manter o seu nível de vida ou a fazer face a dívidas e compromissos financeiros.

Como gig worker, você é o seu principal ativo. Por isso, investir na sua proteção financeira através de seguros de vida e de acidentes pessoais não é apenas uma forma de cuidar de si hoje, mas também de proteger o seu futuro e o futuro daqueles que dependem de si.

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal