Seguros de Vida e Acidentes

Que diferenças existem entre o nosso Seguro de Vida Completa Familiar e o nosso Seguro de Vida Completa Crédito Habitação?

3 min
Mar 29, 2022

Um dos nossos objetivos na MetLife é facilitar-lhe a vida oferecendo soluções simples, fáceis de entender e contratar, como acontece com os nossos Seguros de Vida, que oferecem-lhe a cobertura de que necessita a cada momento.
Se está a pensar contratar o seu Seguro de Vida com a MetLife, queremos ajudá-lo(a) a entender todas as vantagens para que conte com todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão.

Quais são as principais diferenças entre o nosso Seguro de Vida Completa Familiar e o nosso Seguro de Vida Completa Crédito Habitação?

Existem quatro diferenças básicas entre o Seguro de Vida Completa Familiar e o Seguro de Vida Completa Crédito Habitação: a finalidade do seguro, o capital seguro, o beneficiário e o prémio.

A finalidade do seguro

O Seguro de Vida Completa Crédito Habitação dá-lhe tranquilidade de poder pagar o empréstimo da crédito à habitação (ou de outro tipo de crédito), caso ocorra o falecimento ou invalidez total e permanente (no caso de contratar esta cobertura adicional) do segurado de modo a evitar que as dívidas recaiam diretamente sobre os herdeiros.

E o Seguro de Vida Familiar oferecerá aos seus familiares, ou às pessoas que designar como beneficiários, uma indemnização económica para que possam continuar com o seu ritmo de vida, para que tenha a tranquilidade de que estarão protegidos.

O capital seguro

Enquanto que no Seguro de Vida Completa Familiar pode escolher o capital que quer segurar para garantir a tranquilidade da sua família, no Seguro de Vida Completa Crédito Habitação, o capital seguro está associado a um empréstimo.

Além disso, no primeiro caso, o montante segurado é fixo, enquanto que no Seguro de Vida Completa Crédito à Habitação tem ambas as modalidades (fixa e variável).

O beneficiário do seguro

Com o Seguro de Vida Completa Familiar, pode decidir quem serão os beneficiários do seguro. Se houver apenas um beneficiário, este será aquele que vai receber a indemnização na íntegra do seguro enquanto que, se houver mais do que um beneficiário, pode escolher entre a percentagem que receberá cada um ou que se divida em partes iguais.

No Seguro de Vida Completa Crédito Habitação o beneficiário principal é o banco que outorgou o crédito à habitação. No caso de o capital seguro ser superior à dívida, assim que tiver liquidado a dívida com a entidade financeira, a diferença destinar-se-á à pessoa que indicar.

O prémio do seguro

O prémio é o pagamento periódico que se realiza ao contratar o seguro. No caso do Seguro de Vida Completa Familiar, o prémio estabelece-se no contrato e não sofre variações durante o ano (excetuando variações nos impostos) enquanto que, no Seguro de Vida Crédito Habitação o prémio pode ir descendo de acordo com a diminuição do capital seguro (a dívida do seu empréstimo).

E o que há em comum entre o Seguro de Vida Completa Familiar e o Seguro de Vida Completa Crédito Habitação?

À margem destas diferenças, ambas as modalidades do nosso Seguro de Vida Completa partilham muitas vantagens:

  • Oferecem-lhe a maior proteção no caso de falecimento, além de lhe dar a possibilidade de contratar a cobertura adicional por invalidez total e permanente para garantir o seu bem-estar financeiro no caso de não poder trabalhar.
  • Incluem a elaboração gratuita do testamento individual e vital, incluindo os custos das taxas e da assinatura notarial.
  • Ajudarão os seus familiares nos trâmites mais complicados: incluindo a gestão de sucessões e a eliminação da vida digital.
  • Pode contratar qualquer uma das modalidades do Seguro de Vida Completa (Seguro de Vida Completa Proteção Familiar ou o Seguro de Vida Completa Crédito Habitação) sem ter de passar por exames médicos aborrecidos se tiver menos de 50 anos ou assegurar um capital inferior a 350 000€.
  • Pode contratá-lo até aos 70 anos e o falecimento é coberto até aos 85 anos.