Diferenças entre um Seguro de Saúde e um Seguro de Doenças Graves

Seguros de Vida e Acidentes

Diferenças entre um Seguro de Saúde e um Seguro de Doenças Graves

3 min

No mundo dos seguros, existem várias opções destinadas a proteger a sua saúde e o seu bem-estar financeiro em caso de doença ou acidente. Dois deles são o seguro de saúde e o seguro de doenças graves, duas apólices concebidas para o ajudar em momentos difíceis, mas cujas coberturas e prestações são diferentes. Por conseguinte, é importante compreender de que forma cada um destes seguros o pode ajudar.

O que é um Seguro de Saúde?

Um seguro de saúde é uma apólice que lhe dá acesso a uma série de médicos e hospitais privados para consultas, determinados tratamentos ou intervenções cirúrgicas.

O que é um Seguro de Doenças Graves?

Um seguro de Doenças Graves é um tipo de seguro que lhe garante um determinado montante de capital no caso de lhe ser diagnosticada alguma das doenças consideradas graves, como cancro, enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

O objetivo destes seguros é oferecer-lhe uma proteção financeira para que, em caso de doença grave, se possa concentrar na sua recuperação sem ter de se preocupar com eventuais problemas financeiros, ajudando-o a completar o capital recebido pela sua baixa por doença ou a dispor de dinheiro extra para poder receber cuidados especiais, cuidar da sua família em momentos difíceis ou qualquer outra coisa de que necessite.

Além disso, alguns seguros de doenças graves, como o da MetLife, incluem serviços especiais para o ajudar na sua recuperação, como assistência psicológica e domiciliária para si e para a sua família, ou acesso a terapias alternativas que podem ser benéficas para a sua recuperação.

Como pode ver, ambos os seguros têm uma finalidade diferente. Enquanto o seguro de saúde privado lhe permite beneficiar de cuidados médicos privados a custo zero ou reduzido, o seguro de doenças graves não lhe dá acesso a cuidados médicos privados, mas proporciona-lhe tranquilidade financeira ao oferecer-lhe uma indemnização que o ajudará num momento de crise.

Então, que seguro deveria subscrever?

Como pode ver, ambos os tipos de seguro desempenham um papel importante na proteção da sua saúde e do seu bem-estar financeiro. Enquanto o seguro de doença grave lhe garante uma indemnização após o diagnóstico de uma doença grave, permitindo-lhe compensar a perda de rendimentos devido à sua incapacidade para trabalhar, cobrir eventuais despesas de deslocação para receber cuidados médicos noutras cidades ou adaptar a sua casa às suas novas necessidades, o seguro de doença dá-lhe acesso a uma rede de médicos e hospitais privados a preços reduzidos, facilitando a obtenção dos cuidados e da atenção de que necessita de forma rápida e eficaz.

São, portanto, dois seguros diferentes que não se excluem mutuamente, pelo que, se pretender uma proteção mais completa e uma tranquilidade total, pode subscrever ambos e, assim, estar sempre preparado para qualquer desafio de saúde que a vida lhe coloque.

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal