Seguros de Vida e Acidentes
A vida está cheia de imprevistos que podem afetar a nossa capacidade de cumprir as nossas obrigações financeiras, como o pagamento do empréstimo da casa. É nestas alturas que algumas pessoas confundem a finalidade de ter um Seguro de Vida Crédito à Habitação. O que é que acontece se deixar de pagar o empréstimo da minha casa tendo subscrito um seguro de vida crédito à habitação?
O que é um Seguro de Vida Crédito à Habitação?
Um Seguro de Vida Crédito à Habitação é uma apólice de seguro especificamente concebida para cobrir o saldo em dívida do seu empréstimo em caso de morte. Este tipo de seguro garante que, em caso de falecimento, a sua família ou os seus entes queridos não serão obrigados a assumir a dívida hipotecária para manter a sua casa.
Neste tipo de seguros, o principal beneficiário do seguro costuma ser o banco ou a instituição financeira que concedeu o empréstimo. Por isso, em caso de morte ou invalidez do tomador do seguro, a seguradora encarrega-se de pagar o saldo pendente do crédito à habitação diretamente ao banco.
Apesar de o beneficiário ser o banco, o Seguro de Vida Crédito à Habitação oferece também uma proteção indireta importante para si e para a sua família, porque, ao garantir o pagamento da dívida em caso de morte, o seguro protege os seus entes queridos de terem de assumir um encargo financeiro significativo, ajudando-os a preservar o património familiar.
Isto significa que não só a sua família não terá de se preocupar com o pagamento da dívida hipotecária e poderá ficar com a casa, mas também que, como a casa ficará livre de dívidas, os seus entes queridos poderão manter a sua estabilidade financeira ou utilizar a propriedade como um ativo financeiro, se necessário.
Como vê, ter um Seguro de Vida Crédito à Habitação é uma medida extraordinária para garantir que a sua família possa continuar a ter a sua casa se um dia lhe faltar, mas não implica que o seguro de vida para o crédito à habitação cubra no caso de deixar de pagar o seu empréstimo por outras razões.
O que acontece se deixar de pagar o seu crédito à habitação?
Deixar de pagar o empréstimo da sua casa pode ter consequências graves, incluindo o risco de execução de hipoteca, que é o processo legal através do qual a instituição financeira que lhe concedeu o empréstimo pode apropriar-se da sua propriedade para recuperar a dívida.
Se o motivo pelo qual deixa de pagar o seu crédito à habitação for morte, ter um Seguro de Vida Crédito à Habitação garante-lhe que a companhia de seguros se encarregará de pagar a dívida à instituição para que a sua casa possa continuar nas mãos do seu cônjuge, dos seus filhos ou entes queridos, libertando-os da obrigação de pagar o seu empréstimo.
Mas se for forçado a deixar de pagar o seu empréstimo devido a problemas económicos ou dificuldades financeiras, é importante que saiba que o Seguro de Vida Crédito à Habitação não cobrirá os pagamentos pendentes. Os Seguros de Vida Crédito à Habitação só são acionados em caso de morte e invalidez, pelo que, se deixar de pagar o seu empréstimo, mas ainda estiver vivo, não lhe oferecerá proteção. Neste caso, deverá tentar falar com o seu banco para encontrar possíveis soluções para a sua situação, tais como a reestruturação do empréstimo, o refinanciamento para evitar a execução da hipoteca ou solicitar períodos de carência.